Hospital de Mesejana forma 21 novos médicos especialistas

27 de fevereiro de 2024 - 10:16

Assessoria de Comunicação da Hospital de Messejana
Texto e fotos: Jessica Fortes

A solenidade ocorreu no auditório da instituição e reuniu concludentes, gestores de serviços, preceptores, familiares e amigos

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), promoveu a Cerimônia de Encerramento do Programa de Residência Médica na última sexta-feira (23). O evento realizado no Auditório principal do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa Manuel de Abreu, contou com a participação da Direção do Hospital, médicos preceptores, coordenadores de serviços, residentes, familiares e amigos.

Em sua fala, o diretor médico assistencial, João José Aquino, parabenizou os novos profissionais e relembrou os tempos em que esteve no lugar deles. “Vocês estão iniciando uma nova fase. Na verdade, é o começo da vida profissional. Eu lembro de quando estive no lugar de você, de quando fui residente dessa casa e fui muito bem acolhido. Saí, trabalhei em vários locais e agora, depois de longos anos, retorno a convite, para ajudar na direção médica. Pra mim é uma alegria muito grande. Os desafios são muitos, mas eu desejo que vocês tenham um futuro brilhante”, compartilhou.

O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Santos Neto, reforçou a necessidade da preocupação perene com os pacientes. “Estou no Hospital de Messejana desde 1987 e comparo esta instituição com um grande vagão. Aqui eu aprendi e aprendo todos os dias. Já vi muitos profissionais se formarem, muitos saíram, muitos voltarem, outros entrarem. Todos tem responsabilidade com esta instituição, estando aqui ou não. Onde forem levam o nome do HM e mais do que isso, levam a mensagem de tratar bem, cuidar dos pacientes, aqueles que muitas vezes só tem a nós pra ajudar, pra aliviar uma dor. Nunca esqueçam disso”, compartilhou.

Durante a cerimônia preceptores e funcionários foram agraciados com placas de homenagem, em reconhecimento aos ensinamentos repassados 

Serviço credenciado

Com atuação desde 1975, o serviço de residência do HM é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Médica (Coreme). Este ano, 21 profissionais concluíram residência em sete áreas: cardiologia clínica, pneumologia clínica, cardiologia pediátrica, cirurgia torácica, ecocardiografia, endoscopia respiratória, hemodinâmica/ cardiologia intervencionista.

Em um discurso emocionado, o orador da turma e residente de cardiologia, Davi Lima Rabêlo, falou sobre a responsabilidade que os concludentes agora carregam. “Que sejamos compassivos, humildes e eternos aprendizes. Que não esqueçamos da responsabilidade que carregaremos todos os dias, a medicina é uma jornada de constantes descobertas. Lembremos de nos cuidar, afinal não somos inquebráveis. Que nossos corações estejam sempre cheios de compaixão, nossos espíritos sempre cheios de determinação e nossos caminhos sejam iluminados pelo amor. Gratidão aos nossos mestres e sucesso aos colegas”, agradeceu.