Hospital de Messejana faz transmissão de procedimentos cirúrgicos, ao vivo, para congresso brasileiro de cardiologia intervencionista

1 de julho de 2024 - 15:20 # # # #

Assessoria de Comunicação da Hospital de Messejana
Texto e fotos: Jessica Fortes

HM e outros hospitais realizaram 13 transmissões ao vivo e editadas, além de diversos trabalhos e discussões

Profissionais do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), participaram do Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) de 2024, realizado de 26 a 28 de junho, no Centro de Eventos do Ceará.

O equipamento, reconhecido como centro de excelência em atendimento cardiovascular de alta complexidade, transmitiu, durante os três dias do evento, procedimentos, ao vivo e editados, de Tavi (Transcatheter Aortic Valve Implantation), oclusão de apêndice atrial, intervenções em cardiopatias congênitas (CIA, CIV) e implante de stent arterial. Todas as transmissões foram realizadas com autorização dos pacientes ou responsáveis.

O evento reuniu especialistas de renome nacional e internacional para discutir, apresentar os avanços recentes e técnicas na área de cardiologia intervencionista. O coordenador do Serviço de Hemodinâmica do HM, Breno Falcão, enfatizou a relevância da participação do hospital.

“Os casos apresentados foram extremamente desafiadores, proporcionando uma valiosa oportunidade de aprendizado para profissionais de todo o país que acompanharam as transmissões. Além dos casos do HM, também foram destacadas intervenções do Canadá e da Irlanda do Norte. Foram 13 transmissões ao vivo e editadas, além de diversos trabalhos e discussões. O HM teve uma participação muito expressiva, o que demonstra o protagonismo do Ceará e a importância da instituição como referência em cardiologia intervencionista”, salienta.

O Congresso Brasileiro da SBHCI é um dos eventos mais importantes no calendário da cardiologia intervencionista, promovendo a disseminação de conhecimento e a atualização científica contínua entre profissionais da área.

O presidente do congresso e hemodinamicista do HM, João Luís Falcão, reforça a importância do evento. “Reunimos em três dias grandes profissionais de referência nacional e internacional. A área de intervenção cardíaca por cateter tem crescido bastante e as atualizações apresentadas no congresso interessam não só ao cardiologista que faz o procedimento, mas também ao cardiologista clínico. O congresso possibilita a troca de conhecimentos e que novas terapêuticas sejam divulgadas, discutidas e se tornem conhecidas”, resume.