HM promove 1° Jornada de Segurança do Paciente. Inscrições abertas!

5 de abril de 2023 - 10:14 # # # #

Com uma programação composta por mesas redondas, conferências e mostras de projetos, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), irá realizar sua 1ª Jornada de Segurança do Paciente. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas de forma on-line ou presencial no Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da instituição. O evento acontece nos dias 10, 11, 12, 13 e 25 de abril.

Em 2023, celebram-se os dez anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), cuja campanha traz o tema “Compartilhar avanços para acelerar a mudança”. O objetivo é estimular o compartilhamento de experiências exitosas e discutir as evoluções e os novos desafios.

Organizado pelo NQSP, o evento também faz parte da programação da Semana de Segurança do Paciente do HM, que também terá uma exposição de material informativo no flanelógrafo principal, homenagens e ações didáticas nas unidades.

Para a enfermeira Andrea Magalhães, a Jornada será um importante espaço para reflexões. “Vamos discutir os avanços obtidos ao longo dessa última década, os desafios enfrentados e os caminhos que ainda teremos que percorrer para alcançar um cuidado seguro e de qualidade no nosso serviço”, destaca.

Abril pela Segurança do Paciente

Este ano o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) completa dez anos e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), por meio da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente (CTQCSP), comemora a data como uma oportunidade para refletir acerca do trabalho já realizado e reforçar o compromisso com a qualidade da assistência à saúde no Brasil.

O PNSP foi instituído em 2013 com o objetivo de promover a cultura da segurança do paciente por meio de ações voltadas à prevenção de eventos adversos e à melhoria contínua dos serviços de saúde. Desde então, foram implementadas diversas iniciativas para garantir um atendimento seguro e qualificado em todo o País.