HM recebe visita do projeto internacional Children’s Heart Link. Parceria contribui para avanços assistenciais e educacionais
22 de janeiro de 2026 - 11:19
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Texto e fotos: Jessica Fortes

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu, entre os dias 12 e 16 de janeiro, a visita da equipe de saúde do projeto Children’s Heart Link, organização não governamental norte-americana parceira da instituição desde 2015.
A iniciativa fortalece a cooperação técnica na área de cardiologia pediátrica, com foco na melhoria dos resultados assistenciais, especialmente na redução de infecções e da mortalidade cirúrgica em crianças com cardiopatias congênitas.

Durante a visita, os profissionais percorreram diversos setores do hospital, participaram de atividades teóricas e práticas e trocaram experiências sobre atendimento pediátrico e transplantes cardíacos em crianças. A comitiva foi formada por sete profissionais, entre cardiologista pediátrico, cirurgião, intensivista e enfermeira.
Os visitantes também conheceram as futuras instalações do Serviço de Cardiologia Pediátrica, que será ampliado e transferido para o Hospital Universitário do Ceará (HUC), fortalecendo ainda mais a rede de atenção especializada.
“Não existem dúvidas do nosso avanço com a parceria. Estamos sempre procurando evoluir, crescer e nos especializar como profissionais e como um time para ofertar sempre o melhor para as crianças e para as famílias. Somos muito gratos por todo o conhecimento ofertado e por todas as lições que vocês deixam em cada visita”, destacou Klébia Castelo Branco, coordenadora do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Messejana.

A parceria também possibilita a capacitação de profissionais do HM em Seattle, nos Estados Unidos, onde está localizado o centro parceiro do projeto. Nessas experiências, são oferecidas aulas, minicursos e vivências práticas, permitindo o contato direto com protocolos e rotinas internacionais.
Entre os principais resultados da cooperação estão a redução das taxas de infecção relacionadas a cateter, a diminuição da mortalidade cirúrgica e a melhoria de processos administrativos e assistenciais. Durante as visitas, as equipes acompanham, por uma semana, a rotina da Unidade de Pediatria, contribuindo para o fortalecimento do atendimento humanizado aos pacientes e seus familiares.

“Somos sempre muito gratos pela hospitalidade de toda a equipe. Ficamos impressionados com o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Hospital de Messejana, que demonstram compromisso com a excelência e dedicação à melhoria da saúde dos pacientes. Essa parceria de 10 anos nos traz muita alegria”, ressaltou Andreas Tsakistos, diretor do projeto Children’s Heart Link.
Atualmente, o Serviço de Cardiologia Pediátrica do HM conta com 20 leitos de enfermaria, nove leitos de UTI Pediátrica e oito de UTI Pós-Operatória. A unidade interna, em média, 135 crianças por mês e realiza cerca de 22 cirurgias mensais. Até o momento, o hospital já realizou 92 transplantes cardíacos, cinco deles em 2025.