Psicólogos da Rede Sesa debatem desafios e possibilidades no Hospital de Messejana
2 de setembro de 2025 - 11:23 #Encontro Rede Sesa #Psicologia Hospitalar
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Texto: Jessica Fortes
Fotos: Priscila Sousa
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), sediou, na última semana de agosto, o 9º Encontro de Psicólogos da Rede Sesa, que teve como tema “Possibilidades e desafios do trabalho da Psicologia Hospitalar na contemporaneidade”.
Promovido pelo Serviço de Psicologia do HM, o evento reuniu profissionais de diferentes unidades da rede estadual para a troca de experiências, compartilhamento de estratégias e planejamento de ações conjuntas.
“Superou nossas expectativas. Foi um encontro muito rico em integração, no qual tivemos a oportunidade de trocar conhecimentos, vivências e também pensar em novos caminhos para a atuação”, destacou Darla Moreira, gerente do Serviço de Psicologia do HM.
O diretor-geral do hospital, Adriano Veras, ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pelos psicólogos e parabenizou a equipe pelo lançamento do livro “Psicologia Hospitalar no Cuidado Cardiopulmonar: Cenários de Atuação e Intervenções Psicológicas”, organizado pelo setor de Psicologia do HM. A publicação reúne pesquisas e relatos que evidenciam a contribuição da Psicologia no cuidado de pacientes com doenças cardíacas e pulmonares, além do suporte prestado a familiares, em integração com equipes multiprofissionais.
O evento contou com a participação da diretora técnica, Ângela Mapurunga, da diretora médica assistencial, Isabel Cristina Leite e da presidente do Conselho Regional de Psicologia, Niveamara Sidrac.
“Somos um hospital de referência em alta complexidade, com muitas subespecialidades, mas sempre com o cuidado centrado no paciente. A Psicologia é parte essencial dessa construção, integrando a linha de cuidado. Ficamos muito felizes em ver o auditório lotado de psicólogos da rede Sesa, inclusive do interior do estado. Essa troca é muito valiosa”, ressaltou.
O encontro teve como principais objetivos valorizar a atuação do psicólogo, promover a integração entre profissionais da rede, discutir temas relevantes à prática hospitalar e fortalecer o intercâmbio de experiências.
O “Coral Viva o Ar”, formado pelos pacientes do Programa de Reabilitação Pulmonar, abrilhantaram o evento.
Segundo Darla Moreira, a Psicologia Hospitalar exerce um papel cada vez mais estratégico na promoção do cuidado integral. “Ela amplia o olhar para além do aspecto biológico, incorporando dimensões psicossociais e contribuindo para uma assistência mais humanizada e eficaz. No Hospital de Messejana, a Psicologia está presente nas frentes de ensino, pesquisa e assistência, atuando em ambulatórios, enfermarias, UTIs e emergência, em todos os níveis de cuidado — primário, secundário e terciário”, explica.
Além das palestras e debates, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre práticas que promovem um cuidado mais humano, acolhedor e equitativo nas instituições de saúde.