Gestores do Maranhão visitam unidades da Rede Sesa para conhecer experiência do Ceará no uso de trombolíticos
23 de julho de 2025 - 15:30 #Hospital de Messejana #Infarto Agudo do Miocárdio #Linha de Cuidado #Samu Ceará 192 #Trombolítico
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana e do Samu Ceará
Texto e fotos: Jessica Fortes e Fátima Holanda
Visita ocorreu na última terça (22)
Gestores do município de São Luís (Maranhão), visitaram, na última terça-feira (22), unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O objetivo foi conhecer de perto a atuação do grupo condutor da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e o uso do medicamento trombolítico no Atendimento Pré-Hospitalar (APH), realizado nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. O grupo conheceu o fluxo de atendimento para pacientes com suspeita de infarto e as instalações do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade referência no tratamento de emergências cardiovasculares.
O diretor-geral do Samu 192 de São Luís, Giuseppe Rocha, e a técnica de planejamento da Secretaria Municipal de São Luís, Luciana Rodrigues, participaram do encontro. “Já utilizamos o medicamento trombolítico em dois grandes hospitais de São Luís, mas viemos conhecer pessoalmente a experiência exitosa do Ceará no uso no Atendimento Pré-Hospitalar. Nosso objetivo é levar o que aprendemos aqui, especialmente a integração da rede e dos profissionais, para implementar nas Unidades de Suporte Avançado (USAs) do Samu de São Luís”, destacou Rocha.
Os trombolíticos são medicamentos utilizados para dissolver coágulos sanguíneos que obstruem o fluxo nos vasos sanguíneos. Por isso, são frequentemente usados em emergências como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, prevenindo sequelas e danos maiores decorrentes das doenças.
Os gestores do Samu de São Luís conheceram o fluxo de atendimento para pacientes com suspeita de infarto e as instalações do HM
No Hospital de Messejana, os representantes da capital maranhense foram recebidos pela coordenadora do Serviço de Cardiologia e consultora da Linha de Cuidado do IAM, a cardiologista Danielli Lino, e pelo coordenador do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HM, Daniel Cavalcante. Durante a visita, eles apresentaram o fluxo de atendimento adotado para pacientes com suspeita de infarto.
“É uma grande satisfação para nós, cearenses, perceber o reconhecimento de outros estados. Compartilhar nossa experiência e sermos referência nesse cuidado é extremamente gratificante. O Ceará tem investido de forma consistente na Linha de Cuidado do Infarto do Miocárdio e segue comprometido com a qualificação dessa assistência. Esperamos contribuir com outros estados, mas também aprender com as experiências deles. Afinal, nessa troca, quem mais ganha é o paciente”, destaca Danielli Lino.
No Samu 192 Ceará, a programação foi realizada à tarde
À tarde, o diretor-geral do Samu de São Luís, conheceu a base do Samu 192 Ceará, no Eusébio, onde foi recebido pelo superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho. “Estamos bastante felizes pela visita dos gestores. É sempre importante dialogar em outras perspectivas. Nós, como gestores, estamos sempre em busca de melhorias para o Serviço”, disse Mendonça.
Na visita na Base do Samu Ceará, Giuseppe Rocha conheceu a Central de Regulação de Urgências, o funcionamento da logística do Serviço, como também reuniu-se com os gestores cearenses para conhecer mais como a medicação é utilizada nas Unidades de Suporte Avançado (USAs).
“Receber essa visita mostra que estamos seguindo o caminho certo, pois o Samu Ceará já utiliza essa medicação desde 2017, trazendo qualidade de atendimento para o paciente”, destaca Nilson. Além do superintendente, participaram também da reunião o diretor Técnico do Samu Ceará, Jefferson Oliveira, e o coordenador da Central de Regulação das Urgências (CRU) Eusébio, Marcio Guanabara.
Diretor do Samu São Luís conhecendo a bolsa de trombolítico do Samu 192 Ceará
Giuseppe agradeceu a oportunidade. “Sabemos que o Samu Ceará é uma referência nacional. Sempre quis visitar o funcionamento desse Serviço, conhecer o funcionamento, o uso do Trombolítico como também a Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio. É muito importante para a nossa implementação, essa troca de informações e saber o que já passou o Samu Ceará para estar no patamar que se encontra atualmente”, enfatizou o gestor durante a visita.
Trombolítico
Desde 2017, o Governo do Ceará oferta o tratamento trombolítico no APH, por meio das ambulâncias de Suporte Avançado do Samu 192 Ceará — uma estratégia que tem contribuído para salvar vidas ao reduzir o tempo entre o início dos sintomas e o início do tratamento das emergências cardiovasculares, sobretudo do infarto agudo do miocárdio.
Gestores do Samu 192 Ceará e o diretor do Samu São Luís com a bolsa do medicamento trombolítico