Hospital de Messejana recebe novos equipamentos de endoscopia e colonoscopia

17 de março de 2025 - 15:09 # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto e fotos: Jessica Fortes

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) recebeu uma nova torre de vídeo para a realização de exames como endoscopia e colonoscopia. Os novos equipamentos serão essenciais para avaliar pacientes que usam medicamentos que aumentam o risco de sangramento e aqueles com anemia de origem indeterminada. Além de diagnosticar precocemente causas de sangramentos, identificar focos ativos, a tecnologia também permite detectar câncer em estágios iniciais.

A torre de vídeo, composta por sistema de videoendoscopia, vídeo colonoscópio, vídeo gastroscópio e vídeo gastroscópio flexível, foi adquirida com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os exames são destinados exclusivamente a pacientes internados com problemas cardíacos e pulmonares, especialmente aqueles cuja principal queixa clínica é a anemia. A qualidade avançada das imagens melhora significativamente o trabalho dos profissionais de saúde, permitindo diagnósticos mais precisos e rápidos. Antes da aquisição, os pacientes eram encaminhados a outras unidades da Rede Sesa para a realização desses exames. Atualmente, o setor realiza, em média, 10 procedimentos por semana.

Os exames são destinados exclusivamente a pacientes internados com problemas cardíacos e pulmonares, especialmente aqueles cuja principal queixa clínica é a anemia.

A gastroenterologista Ana Márcia Lima, que atua no setor de Broncoscopia, onde estão instalados os equipamentos, explica que o HM atende pacientes que utilizam anticoagulantes e outras medicações que aumentam o risco de sangramento. Em muitos casos, esses pacientes evoluem com anemia de causa indeterminada, e a endoscopia é um dos principais meios para identificar sangramentos gastrointestinais.

“A chegada desses equipamentos melhora a qualidade dos exames. São dispositivos modernos que auxiliam na detecção precoce de câncer e na visualização de lesões, contribuindo para a modernização do setor e a melhoria dos diagnósticos”, destaca a gastroenterologista Ana Márcia Lima.

Exames diagnósticos

No exame de endoscopia digestiva alta, o médico analisa a mucosa do esôfago, estômago e duodeno. As imagens são capturadas por uma câmera de vídeo acoplada ao tubo.

Já a colonoscopia, realizada com o mesmo conjunto de equipamentos, examina principalmente o intestino grosso e o íleo terminal.