Profissionais concluem Residência Multiprofissional em Cardiopneumologia no Hospital de Messejana
26 de fevereiro de 2025 - 16:13 #Escola de Saúde Pública #Hospital de Messejana #Residência Multiprofissional
Assessoria de Comunicação do HM
Texto e fotos: Jessica Fortes
Na última segunda-feira (24), o auditório principal do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) sediou a formatura da 10ª turma da Residência Multiprofissional em Cuidado Cardiopulmonar, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). O programa capacitou 14 profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional e Serviço Social, marcando o encerramento de um ciclo de aprendizado e atuação na área da saúde.
A solenidade contou com a presença de gestores, familiares, profissionais e integrantes da equipe de preceptores. Durante seu discurso, a supervisora geral do programa, Renata Lima da Costa, ressaltou a diversidade da turma e a importância da contribuição dos preceptores na formação dos residentes.
“A turma 10 é diversa e tem características marcantes. Cada um soube viver e experienciar essa trajetória de forma única. Foram muitas as vivências compartilhadas, e nada disso seria possível sem a valiosa contribuição e presença da equipe de preceptores vinculada a esse programa”, reforçou.
Maria Jamisse de Araújo Oliveira, coordenadora da Comissão da Residência Multiprofissional (COREMU) da ESP/CE, destacou a parceria com o hospital, que, desde 2014, tem formado profissionais especializados no cuidado cardiopulmonar. “Mais de 120 residentes já foram capacitados e, recentemente, o programa foi ampliado com a inclusão da residência em Terapia Intensiva. Isso é motivo de grande alegria e orgulho”, comemora.
O diretor-geral do Hospital de Messejana, Carlos Augusto Lima Gomes, parabenizou os formandos e destacou a importância desse momento. “Vocês estão iniciando uma nova fase da vida, a fase profissional. O Hospital de Messejana se orgulha de contribuir para a formação de bons profissionais. Desejo muito sucesso a todos vocês”.
Em um discurso emocionado, a cirurgiã dentista e agora especialista Naiara Ferreira de Oliveira lembrou diversos momentos vividos pela turma e enfatizou a relevância do aprendizado interprofissional adquirido na residência. “A experiência que vivemos nos proporcionou não somente conhecimento técnico, mas também a capacidade de atuar de forma integrada e humanizada no Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital de Messejana nos acolheu, e levaremos tudo o que aprendemos aqui para a nossa vida”, declarou.
A cerimônia seguiu com uma série de homenagens aos preceptores e funcionários, sendo finalizada com o descerramento da placa instalada no hall da Biblioteca.
Residência Multiprofissional (Resmulti)
A Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) é um programa de caráter interfederativo, interinstitucional, interprofissional, intersetorial e interiorizado. Criada a partir da promulgação da Lei n° 11.129, de 2005, a iniciativa é conduzida política e pedagogicamente pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) desde sua concepção, em 2011.
O objetivo do programa é ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, visando contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).