Hospital de Messejana abre seleção para Programa de Complementação Especializada em Cardiopatia Congênita do Adulto

14 de fevereiro de 2025 - 09:43 # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto: Jessica Fortes
Arte gráfica: Priscila Lima

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com inscrições abertas para o Programa de Complementação Especializada em Cardiopatia Congênita do Adulto. Há uma (1) vaga disponível para médicos com residência credenciada em cardiologia ou título de especialista em cardiologia (SBC/AMB). O edital contém mais detalhes sobre o processo seletivo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente de 13 a 28 de fevereiro de 2025. Os candidatos devem entregar os documentos exigidos no edital em envelope identificado no Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) do Hospital de Messejana, localizado na Avenida Frei Cirilo, 3480, Bairro Cajazeiras, das 8h às 16h.

O processo seletivo terá duas etapas: análise curricular e entrevista, ambas classificatórias e eliminatórias. As entrevistas ocorrerão em 7 de março de 2025, no Ceap HM, das 9h às 13h. Os resultados preliminar e final serão divulgados no site do hospital e no Centro de Estudos.

O programa terá duração de um ano, com carga horária de 24 horas semanais, totalizando 1.100 horas.

O objetivo é capacitar cardiologistas no manejo das cardiopatias congênitas em adultos, considerando o aumento dessa população devido aos avanços em diagnóstico, procedimentos hemodinâmicos e tratamento cirúrgico na infância.

A coordenadora do projeto, Suely Diógenes, explica que muitos adultos submetidos a cirurgias na infância apresentam lesões residuais que exigem acompanhamento e, em muitos casos, novas intervenções invasivas. No Ceará, há um número significativo de pacientes com diagnóstico tardio, resultando em casos não operados, complicações graves e aumento da morbimortalidade, segundo estudo realizado por Diógenes, Valente e Rocha (Braz J Cardiovasc Surg 2023; 38(6):e20230039).

“A demanda por cardiologistas especializados nessa área é alta. A formação de profissionais capacitados permitirá melhor reconhecimento desses pacientes, ampliação do acesso a tratamentos cirúrgicos e hemodinâmicos, redução de complicações e melhoria na sobrevida e no bem-estar”, destaca a coordenadora.

Confira o Edital!