Residência Multiprofissional do Hospital de Messejana celebra 10 anos de criação
4 de novembro de 2024 - 11:50 #ESP/CE #Hospital de Messejana #Residência Multiprofissional
Assessoria de Comunicação do HM
Texto e fotos: Jessica Fortes
Dia de celebrar conquistas e resgatar a trajetória histórica. A solenidade de comemoração aos 10 anos da Residência Multiprofissional em Cuidado Cardiopulmonar do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi um momento para alunos, egressos, preceptores e gestores relembrarem o caminho percorrido ao longo da última década.
Com o apoio pedagógico da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), o Programa de Residência Multiprofissional com ênfase em cuidado cardiopulmonar celebrou o marco com homenagens e recordações, em uma cerimônia realizada no auditório principal do HM, na manhã da última quarta-feira (30).
Diversos relatos foram compartilhados durante o evento, mostrando a importância da formação e os diferenciais que só o Hospital de Messejana oferece quando possibilita que todo o referencial teórico do programa seja aprendido na prática.
Em uma década, 121 profissionais foram formados pelo curso. Aluno da primeira turma, o cirurgião dentista Rogério Rodrigues carrega em seu currículo, além da especialidade, valores que transformaram a sua atuação profissional. “A residência não foi apenas uma etapa de formação, foi uma verdadeira escola de vida que nos ensinou o valor da empatia, da dedicação e do trabalho em equipe. Quando começamos há uma década, trazíamos sonhos e expectativas, mas não imaginávamos o quanto seríamos moldados por essa jornada. Essa família cresce e se fortalece a cada nova turma que entra e leva adiante a paixão e o compromisso de todos que passam por aqui”, destacou.
A gerente de Residência Multiprofissional da ESP, Kellyane Munick prestigiou a cerimônia. “Costumo dizer que para fazer uma residência, nós precisamos de uma grande rede colaborativa e eu fico muito feliz em ouvir as falas dos colegas destacando o trabalho realizado pelo hospital. Parabenizo toda a gestão, os preceptores, o corpo docente assistencial e destaco que é muito bonito ver tanta emoção e cuidado com os residentes que reflete nos nossos pacientes”, reforça.
As conquistas alcançadas durante essa linha do tempo viva, também foram destacadas nas falas daqueles que ajudaram a contar a história da residência. Tereza Morano, fisioterapeuta que ajudou a estruturar o programa e o enfermeiro Rodrigo Tavares Dantas, que atuou com os formandos durante a pandemia, foram lembrados e agraciados pela atual coordenadora do programa, Renata Lima.
“Hoje temos uma residência consolidada e tudo o que desenvolvemos até hoje aprendemos na prática. É um dia de comemorar e celebrar todas as conquistas alcançadas e o trabalho de quem ajudou a construir essa história”, disse Renata Lima.
Ela destacou algumas experiências exitosas realizadas ao longo dos anos e homenageou algumas figuras de destaque, como os preceptores de áreas, os coordenadores que estiveram à frente da residência e os residentes que atuaram durante a pandemia.
Serviços implantados e algumas experiências exitosas:
– Treinamentos de Bundle De PAV;
– Implantação da consulta de enfermagem no Programa de Reabilitação Pulmonar;
– Implantação da Farmácia Clínica;
– Produção e divulgação de materiais educativos, como as orientações de uso dos Dispositivos Inalatórios;
– Implantação do atendimento de fisioterapia no Risco/Emergência;
– Ampliação dos atendimentos do Serviço de Fonoaudiologia, indo da avaliação à reabilitação;
– Atuação em setores como reabilitação pulmonar, cuidado paliativo;
– Aumento da capacidade de atendimento no Serviço de Nutrição, melhorando a cobertura do cuidado nutricional no hospital;
– Apoio nas ações de humanização dos atendimentos ao nível ambulatorial;
– Criação e uso de material educativo para as ações de educação em saúde;
– Atendimento odontológico nas UTIs e em enfermarias;
– Capacitações de higiene oral e prevenção de PAV na UTI;
- Implantação do Coral Viva o Ar, que atende pacientes com doenças pulmonares crônicas integrantes do Programa de Caminhada no Bosque, estratégia de manutenção pós-reabilitação pulmonar;
– Apoio às unidades de atendimento nas áreas onde o Serviço Social atua (Emergência, Pediatria, Unidades de internação e Ambulatórios);
– Confecção de coxins para utilização na posição prona, proporcionando maior conforto aos pacientes com COVID-19;
– Elaboração de protocolo de avaliação quanto aos aspectos do desenvolvimento neuropsicomotor da criança com cardiopatia congênita, em conjunto com a preceptora da unidade;
– Grupo pré-cirúrgico com pacientes internados na Unidade G, atualmente realizado pelos profissionais da equipe multidisciplinar da unidade.