Hospital de Messejana conclui modernização da sala de hemodinâmica; novo equipamento garante alta precisão no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares
25 de outubro de 2024 - 16:13 #Cardiologia Intervencionista #Hemodinâmica #Hospital de Messejana
Assessoria de Comunicação do HM
Texto: Jessica Fortes
Fotos: Casa Civil e Ascom HM
O aparelho permite identificar com precisão as obstruções nas artérias coronárias e antecipar possíveis infartos
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) referência no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, passou por uma modernização com a aquisição de um novo equipamento de hemodinâmica. O aparelho permite identificar, com precisão, as obstruções nas artérias coronárias e antecipar possíveis infartos, contribuindo para salvar mais vidas e melhorar a qualidade do atendimento cardiovascular no Ceará.
O investimento soma em torno de R$ 8 milhões no total, com recursos do Estado, por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e recurso federal. Além da máquina, também foi adquirida uma Unidade de Tratamento de Ar (UTA). A sala recebeu reforço estrutural, incluindo uma nova estrutura metálica para sustentação do equipamento de hemodinâmica, aplicação de barita (mineral utilizado para proteção radiológica), novos pontos de gases medicinais, instalações elétricas, forro, pintura e piso.
A secretária Tânia Mara Coelho visitou as instalações do novo espaço que contou com investimento na ordem de R$ 8 milhões
“Estamos muito felizes com essa conquista. O Serviço de Hemodinâmica tem grande importância para o nosso estado e a aquisição deste equipamento tem um impacto positivo na saúde da população de todo o Ceará”, reforçou a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, durante a entrega da nova sala.
O novo equipamento, o mais moderno do Nordeste, agrega uma série de recursos que possibilitam uma maior precisão dos diagnósticos e a integração com outras modalidades de imagem, como ultrassom, ecocardiograma transesofágico, entre outros.
Serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, para a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área cardiovascular
A qualidade de imagem superior também melhora a guia dos procedimentos e otimiza a análise dos resultados. “É um equipamento de alta performance. Ele conta com uma série de ferramentas úteis no tratamento da doença coronariana complexa e na doença estrutural. A qualidade das imagens oferece muitos detalhes que, para a nossa profissão, são muito úteis”, destaca o coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Hospital de Messejana, Breno Alencar Falcão.
Atendimento 24h por dia
Parte da Rede Sesa, o HM volta a operar com duas salas, 24 horas por dia, todos os dias da semana, para a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área cardiovascular. A instituição é a única na rede estadual com atendimento para urgências cardiológicas, sendo referência no tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) em todo o estado.
Em 2023, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital de Messejana realizou 8.704 procedimentos diagnósticos e terapêuticos, com uma média mensal de 750 intervenções, incluindo angioplastias, cateterismos, tratamento de cardiopatias congênitas e procedimentos endovasculares. O HM também se destaca pela realização de procedimentos de alta complexidade, como Tavi (implantação de válvula aórtica transcateter), valve-in-valve, recanalização de oclusões coronárias crônicas e aterectomia rotacional.
A urgência em casos de infarto é uma das prioridades da instituição. Pacientes diagnosticados com IAM são submetidos rapidamente à angioplastia primária, com cerca de 90 intervenções mensais nessa modalidade. “O Hospital de Messejana é o hospital que mais realiza angioplastias primárias, que é o tratamento não cirúrgico do infarto, em todo o país, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Então, esse equipamento é de extrema importância para o nosso serviço”, pontua o diretor-geral do HM, Carlos Augusto Lima Gomes.