🦟 Hospital de Messejana promove ação de prevenção e controle às arboviroses

21 de fevereiro de 2024 - 14:47 # # # # # # #

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital de Messejana, em parceria com a Regional 6, da Prefeitura de Fortaleza, promoveu, nesta terça-feira (20), uma ação de prevenção e controle às arboviroses.

Durante as abordagens, comandadas pelos educadores em saúde da Prefeitura, foram distribuídos panfletos informativos. O grupo percorreu diversos setores do hospital, áreas verdes e comércios locais. Uma força tarefa foi montada junto à equipe de zeladoria da unidade, para eliminar possíveis focos do mosquito.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os profissionais orientaram sobre vedação correta das caixas d’águas, falaram sobre o ciclo do mosquito, da importância de usar repelente e reforçaram os cuidados para eliminar possíveis criadouros. A ação de conscientização acontecerá durante toda a semana.

Para a paciente Lucimar Oliveira, 54, as abordagens são fundamentais para alertar a população. “Minha filha teve dengue e foi terrível. Sempre que começa o período da chuva eu redobro a atenção. Seu encontrar uma tampinha no chão, uma garrafa ou copo, eu apanho e jogo no lixo. Também tenho cuidado com as plantas, para não ficar água acumulada. Se todos tivessem consciência e fizessem a sua parte, os casos de dengue seriam bem menores”, reforça.