Referência em Ensino: Hospital de Messejana forma 17 novos especialistas médicos

16 de fevereiro de 2023 - 11:30 # # # #

Assessoria de Comunicação do HM Texto: Jessica Fortes Fotos: Priscila Sousa

Programa de Residência Médica é uma parceria com a ESP/CE

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) realizou, nessa quarta-feira (15), a cerimônia de conclusão da turma de 2023 do Programa de Residência Médica. A iniciativa é uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Ambos os equipamentos são vinculados à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Dezessete profissionais se tornaram especialistas nas áreas de Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Pneumologia, Cirurgia Cardiovascular e Cirurgia Torácica. A solenidade ocorreu no auditório principal da instituição. Participaram preceptores, funcionários e familiares.

O coordenador da Residência Médica do HM e representante da Comissão de Residência Médica (Coreme), Santos Neto, destacou a relevância da unidade na preparação de especialistas mais qualificados. “O Hospital de Messejana é referência em áreas cardiovasculares e respiratórias, mas também é reconhecido nacionalmente por ser um hospital de ensino, formador de excelentes profissionais”, disse. “Uma boa Medicina se faz com conhecimento e dedicação, mas, sobretudo, com humildade e qualidade. Parabenizo todos os formandos e desejo sucesso na caminhada”, continuou.

Na ocasião, o diretor-geral do HM, Carlos Augusto Lima Gomes dos Santos, lembrou do período em que esteve como residente na instituição e estimou felicidade aos novos especialistas. “O Hospital de Messejana é abençoado; é um espaço de produção científica reconhecido nacional e internacionalmente, mas também é uma casa. É um ambiente de alegria, acolhedor. Espero que vocês tenham sucesso para continuar a caminhada. Aonde vocês forem, levarão o nome da nossa instituição”, disse.

Serviço credenciado

Com atuação desde 1975, o serviço de residência do HM é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Comissão Nacional de Residência Médica. O Programa contempla as seguintes áreas: Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Hemodinâmica, Pneumologia, Ecocardiografia, Broncoscopia e Cirurgias Torácica e Cardiovascular.

Mateus de Freitas se especializou em Pneumologia e discursou na cerimônia sobre os desafios em meio à formação

O médico Mateus de Freitas, um dos novos especialistas em Pneumologia, ressaltou a conquista e os desafios vividos ao longo da formação. “Desde o início da minha vida acadêmica, eu tinha certeza de que era essa a especialidade. Nós começamos a residência em um período ainda delicado, no meio da segunda onda de covid-19, mas recebemos suporte dos profissionais que aqui estavam. Aprendemos com os nossos professores que, no cuidar dos nossos pacientes e na vida, não fazemos nada só. Precisamos de vários profissionais e todos eles, sem distinção por categoria, contribuem de alguma forma. Sou muito grato por todos os ensinamentos”, discursou, emocionado.