Hospital de Messejana e ESP/CE formam mais 15 especialistas em Cardiopneumologia

23 de janeiro de 2023 - 14:54 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HM Texto e fotos: Jessica Fortes

Cerimônia de conclusão foi realizada no auditório do HM, na última sexta-feira (20)

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completou mais um ciclo acadêmico ao formar a VIII turma do Programa de Residência Multiprofissional. A iniciativa é uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). A formatura ocorreu na última sexta-feira (20), no auditório do HM, com a presença de familiares e outros colaboradores.

Ao todo, 15 profissionais concluíram a residência, cuja ênfase é em Cardiopneumologia, em suas respectivas áreas de atuação: Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Odontologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Nesta turma, excepcionalmente, não houve formando em Terapia Ocupacional.

“Vocês fizeram uma linda caminhada até aqui. Aprendemos muito com todos, a cada dúvida, questionamento e nova ideia. Desejamos que continuem apaixonados pelo que fazem e que façam a diferença onde quer que estejam”, disse a coordenadora da Residência Multiprofissional, Renata Lima da Costa, durante o pronunciamento.

Ela também pediu palmas para todos os preceptores atuantes no Hospital de Messejana, reconhecendo o trabalho dedicado dos orientadores.

Oito turmas já foram capacitadas pelo Programa de Residência Multiprofissional no HM

Na ocasião, a diretora técnica do HM, Filadélfia Passos Rodrigues, parabenizou os formandos e ressaltou o compromisso dos profissionais em carregar o nome da instituição. “A especialização na área cardiopulmonar dá uma identidade e uma vivência diferenciada a vocês. O mercado procura pessoas capacitadas, e levar o nome do Hospital de Messejana, dos preceptores, é uma responsabilidade muito grande. Coloca vocês em evidência”, afirmou. “Vocês estão colhendo os frutos de todas as dificuldades enfrentadas durante esses dois anos, mas, lembrem-se, continuem estudando, não parem”, acrescentou.

A residente de Nutrição Lia Coelho foi a oradora da turma. “Optamos por viver o SUS [Sistema Único de Saúde] em suas maravilhas e em seus desafios porque cremos nele e na sua importância para o povo brasileiro. Nós aprendemos a ser ainda mais humanos e saímos desse período muito mais fortes”, discursou.

O enfermeiro Karleandro Pereira do Nascimento também concluiu a especialização. Ele lembrou dos dias de dedicação em meio às adversidades enfrentadas pelo grupo. “Foram dois anos de resiliência, aprendizado e abdicação. São 60 horas semanais que, por vezes, são cansativas. Saímos desse período, porém, transformados”, comemorou.

RIS-ESP/CE

A Residência Integrada em Saúde (RIS) da ESP/CE já formou mais de 1.100 profissionais. O ensino de pós-graduação lato sensu (especialização) é destinado a trabalhadores da Saúde, graduados em instituição de ensino superior e com situação regular nos conselhos de categoria.

A RIS-ESP/CE caracteriza-se por ensino-aprendizagem em serviço, com acompanhamento de docentes-preceptores. São 60 horas semanais em regime de dedicação exclusiva ao Programa, incluindo plantões. A duração mínima da residência é de dois anos.