Emoção e esperança marcam dia de vacinação no Hospital de Messejana

25 de janeiro de 2021 - 03:00

 

Uma gota de esperança. É o que representa a vacina contra a Covid-19 para todos aqueles que estão na linha de frente no combate a pandemia. Na sexta-feira (22), o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart (HM), unidade da Secretária da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou a imunização. Nesta primeira fase, a prioridade da vacinação foi dos 572 profissionais que atuam na Emergência e na UTI Respiratória da instituição.

 

A enfermeira Luciana Modesto Pessoa, de 40 anos, foi a primeira a receber a dose do imunizante. Ela atua no eixo Covid-19 do HM desde o início da pandemia. Sob aplausos e emocionada, Luciana lembra do medo que sentiu quando soube que estava escalada para trabalhar na assistência aos pacientes com Covid-19 e da ansiedade pela chegada da vacina.

 

images/2021/enfermeira%20luciana%20modesto.jpg

 

“Eu tive medo, mas enfrentei. Foram dias difíceis, passamos por muitas dificuldades, perdemos pessoas queridas. Mas essa experiência foi um divisor de águas na minha vida e na minha profissão. Nem sei descrever a emoção que estou sentindo neste momento. É uma vitória estar aqui, vamos começar uma nova história agora”, comemora emocionada.

 

Força Tarefa

 

Para atender a todos os profissionais e evitar aglomerações, uma força tarefa foi montada na unidade. Dois locais foram organizados e quatro equipes fizeram a imunização dos profissionais. O auditório principal recebeu os funcionários com as iniciais de A a L; e a Unidade de Reabilitação Cardíaca, os com as iniciais de M a Z. Além dos nomes, a divisão também se deu por setores e horários.

 

O pneumologista George Cavalcante Dantas foi o segundo profissional a ser vacinado no HM. Ele integrou a equipe da UTI Respiratória que recebeu os primeiros pacientes com Covid-19. Uma verdadeira batalha para salvar vidas. “Quando olho para trás e vejo tudo o que nós passamos para oferecer o melhor para os nossos pacientes, realmente emociona. Finalmente a vacina chegou, isso renova nossas esperanças. Que possamos ter um 2021 melhor, que vidas sejam poupadas com a vacina”, ressalta emocionado.

 

images/2021/20210122_105110.jpg

 

No momento agudo da pandemia, o HM chegou a oferecer 74 leitos de UTI Covid e 145 leitos de enfermaria para a doença. Um hospital de campanha também foi montado no estacionamento da unidade, com 36 leitos de enfermaria de média complexidade.

 

Despedida

 

Em meio há lágrimas de esperança, também houve algumas de tristeza. Nesta mesma manhã, antes do início da vacinação agendada para as 10h, os funcionários do HM despediram-se da companheira de trabalho, a cardiologista Lúcia de Sousa Belém. A profissional faleceu na tarde desta quinta-feira (21), vítima de um acidente de trânsito, e foi homenageada durante a passagem do cortejo pela unidade hospitalar a qual tanto se dedicou. O momento permitiu que amigos e pacientes pudessem dar um último adeus à profissional.