Começa a III Jornada de Residência Integrada do HM
6 de dezembro de 2018 - 03:00
Para discutir as doenças cardíacas e pulmonares crônicas, não transmissíveis e a interdisciplinaridade do cuidado integral, começou na manhã desta quarta-feira, 5 de dezembro, a III Jornada de Residência Integrada em Saúde, do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Já tradicional no calendário de atividades científicas da unidade, o evento prossegue até esta quinta-feira, 6, com a participação de residentes de várias categorias profissionais de saúde e uma rica programação científica.
A solenidade de abertura foi iniciada com a apresentação do Coral “Viva o Ar”, formada pelos pacientes assistidos pelo Progrma de Reabilitação Pulmonar do HM e teve a presença do diretor geral, Frederico Augusto Lima e Silva, da diretora técnica, Ana Lúcia Nocrato, da coordenadora da residência multiprofissional Maria Tereza Morano e do coordenador administrativo do Centro de Estudos, Alan Viana.
O diretor geral proferiu palavras de estímulo aos residentes presentes e destacou a importante contribuição da atividade multiprofissional para os pacientes do HM. “A residência médica e a residência multiprofissional, são conquistas muito importantes para as unidades hospitalares. O Hospital de Messejana é um dos beneficiados, temos em torno de mil residentes de diversas categorias circulando neste hospital, cuidando dos nossos pacientes. Então, aproveitem as oportunidades, estudem, pesquisem e trabalhem muito, queiram sempre mais. Esse é o único caminho para o sucesso profissional”, ressaltou.
Com o tema “Interdisciplinaridade nas Doenças Crônicas não Transmissíveis: um olhar para o cuidado integral”, esta terceira edição da Jornada de Residência tem uma programação com foco nas doenças cardíacas e pulmonares, do diagnóstico, aos cuidados paliativos. Entre os destaques da programação deste primeiro dia estão as palestras sobre os “Fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis”, “Doenças pulmonares restritivas”, “Doenças Pulmonares Obstrutivas”, “Doença Arterial Coronariana”, “Insuficiência Cardíaca”, “Doenças Cardíacas Congênitas” e a mesa redonda sobre os “Cuidados paliativos em doenças crônicas não transmissíveis”.
O evento, organizado pelos residentes do HM, conta com a participação de estudantes de fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia, odontologia, terapia ocupacional, farmácia, enfermagem e fonoaudiologia.
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Jessica Fortes
3101-4092