Equipe da “Caminhada no Bosque” promove “Arraiá” para pacientes

22 de junho de 2018 - 03:00

 

 

O clima de São João tomou conta do Bosque dos Eucaliptos, na entrada do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública estadual. O “Arraiá” promovido na manhã de quinta-feira, 21, pela equipe do Projeto Caminhada no Bosque, reuniu pacientes e servidores, em uma animada festa junina, com direito a quadrilha improvisada e comidas típicas.

 

https://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/arraia-caminhada-no-bosque-2018-02.jpg

 

A dona de casa Maria Luzanira, de 59 anos, tem hipertensão pulmonar, uma denominação dada a um conjunto de alterações que dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares, causando cansaço e desmaios. Desde 2009, ela é acompanhada pela equipe da Reabilitação Pulmonar e semanalmente participa de atividades no Bosque do hospital. Hoje, ela e outros pacientes cantaram e dançaram quadrilha, esquecendo por alguns instantes as limitações que a doença impõe.

 

https://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/arraia-caminhada-no-bosque-2018-03.jpg

 

“Eu sou dependente do oxigênio 24h, levo o balão para todo lugar, mas não deixo de fazer minhas coisas por causa da doença. Antigamente não era assim, vivia cansada, passando mal nos lugares. Depois que comecei a fazer a reabilitação pulmonar e atividades como a caminhada no bosque, eu aprendi a viver de novo. Eu até consigo dançar”, comemora.

 

O instrutor do Projeto Caminhada no Bosque, Edmar Lima, ressalta que os pacientes encontram no grupo não apenas a terapêutica física, mas também todo o apoio para a socialização e fortalecimento emocional. “Em momentos como esse, nós conscientizamos eles de que é possível levar uma vida normal, com alegria, sempre respeitando suas limitações. Todos dançaram no seu ritmo, sem sentir falta de ar, isso nos deixa muito otimistas”, complementa.

 

https://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/arraia-caminhada-no-bosque-2018-04.jpg

 

O aposentado Martins da Silva, de 90 anos, é o mais experiente do grupo e durante a festa junina foi um dos que dançou com mais animação. Diagnosticado com insuficiência respiratória, consequência do fumo, ele é acompanhado há 9 anos pelo grupo. “A única reclamação é que deveria ter encontro todo dia (risos). Eu gosto de fazer os exercícios, gosto dos profissionais e depois que comecei a fazer o acompanhamento nunca mais fiquei internado”, comemora.

 

O Projeto Caminhada no Bosque, criado em 2006, tem atualmente 52 pacientes de Fortaleza e do interior do estado. Ele foi desenvolvido para que os pacientes que concluíram os três meses de tratamento no Programa de Reabilitação Pulmonar, fossem conscientizados sobre a importância da prática de atividades físicas para uma melhor qualidade de vida e também para orientar sobre como fazer esses exercícios. O grupo reúne-se às terças e quintas e fazem caminhadas, exercícios nos aparelhos de musculação e aulas com técnicas da medicina tradicional chinesa, como o Tai Chi Chuan.

 

O grupo é acompanhado por fisioterapeutas e educadores físicos da Universidade de Fortaleza, que tem parceria com o Hospital de Messejana. Os participantes também tem apoio da equipe multidisciplinar do hospital.

 

 

Programa de Reabilitação Pulmonar


O Projeto é uma extensão do Programa de Reabilitação Pulmonar, que ajuda na recuperação de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão pulmonar, asma, câncer de pulmão, fibrose pulmonar e pneumopatias crônicas em geral.

O paciente ingressa no programa por indicação médica. Em seguida, passa por uma triagem realizada pela equipe multiprofissional do programa, composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicóloga.

No programa os pacientes realizam atividades de condicionamento físico, sessões de relaxamento, trabalhos manuais, ministrados por terapeuta ocupacional e aulas de yoga. Os pacientes também participam de um programa de treinamento físico, realizado por fisioterapeutas, com alongamento, aquecimento, exercícios com alteres, esteiras, bicicletas ergométricas e caminhadas semanais, no bosque do hospital.

 

Acesso ao Programa
Para entrar no programa de Reabilitação Pulmonar o paciente deve ser encaminhado por um médico pneumologista.

 
Serviço:
Programa de Reabilitação Pulmonar do HM
Tel.: (85) 3101-4065

Fotos: Ascom/HM

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Jessica Fortes
3101.4092