Cardiologistas do nordeste recebem treinamento no Hospital de Messejana
9 de março de 2018 - 03:00
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede pública do Governo do Ceará, está realizando nesta quinta (8) e sexta-feira (9), o 3º Treinamento em Lesões Coronarianas Complexas. O curso tem como foco o tratamento de doenças coronarias complexas através de cateter. Nesta terceira turma, participam hemodinamicistas de três estados do nordeste (Alagoas, Recife e Paraíba), do interior do Ceará e do Hospital de Messejana, além de residentes.
O chefe do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do HM, Breno Falcão, que está ministrando o treinamento, explica que durante os dois dias os profissionais participarão de momentos teóricos e práticos, com o tratamento de casos reais. “A ideia é trocarmos experiências sobre a realização de intervenções percutâneas em pacientes portadores de doença coronária complexa, saber como é a realidade do local de atuação destes profissionais e treiná-los em técnicas avançadas, com o emprego do rotablator (aparelho que permite a abordagem terapêutica de lesões calcificadas e de óstios coronarianos), o manuseio do ultrassom intravascular, entre outras téncicas”, explica.
Para o diretor geral do Hospital de Messejana, Frederico Augusto de Lima e Silva, é uma satisfação poder treinar médicos de outros estados, ele ressalta que a instituição está sempre buscando avançar com o emprego de técnicas modernas que auxiliam nas decisões terapêuticas. “O Hospital de Messejana é referência nacional em cardiologia, fechando esta terceira turma, nós contribuimos para a formação e a educação continuada de 15 médicos especialistas, que vão aplicar o que aprenderam na região em que trabalham. Além claro, de seguirmos com a tradição de assegurar a tecnologia de ponta no manuseio dos nossos pacientes”, complementa.
O Hospital de Messejana é referência nacional no tratamento de doenças coronárias e um dos maiores com volume de atendimento e tratamento do infarto agudo do miocárdio, no Brasil. No ano de 2017 o serviço de Hemodinâmica do HM realizou mais de 2 mil angioplastias, procedimento médico para desobstrução das artérias do coração. Os sintomas mais comuns do infarto agudo do miocárdio são: aperto no peito que pode acometer a região torácica, do umbigo até o queixo, irradiação para o braço e mandíbula, além de sudorese e mal estar. Alguns pacientes podem ter sintomas confundíveis com outros problemas mais simples, retardando o diagnóstico.
Além da angioplastia coronária, outros procedimentos também são feitos com frequência no setor de Hemodinâmica. São realizados: cateterismo cardíaco, tratamento de doenças estruturais congênitas, avaliações para transplantes cardíacos, biópsia do miocárdio, colocação de marcapassos, diagnóstico e procedimentos terapêuticos em crianças portadoras de cardiopatia congênita, estudo eletrofisiológico e terapêutica das arritmias cardíacas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos na área endovascular.
Fotos: Assessoria de Comunicação do HM
Assessora de Imprensa – Hospital de Messejana
Jessica Fortes
(85) 3101.4092