Hospital de Messejana é classificado pela Anvisa com conceito A em gerenciamento de risco
31 de janeiro de 2018 - 03:00
O Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana), da rede pública de saúde do Governo do Ceará, recebeu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a classificação A, no monitoramento de risco sanitário, o mais alto nível da avaliação.
Semestralmente, a Anvisa realiza o monitoramento das atividades da Rede Sentinela nas instituições de saúde participantes. Na última avaliação, referente a 2016.2, o Hospital de Messejana alcançou 33,29 pontos, em uma avaliação que vai até 38.
Para a gerente de risco do HM, Adriana Solon, o resultado desta classificação é fruto do envolvimento de todos os profissionais da instituição bem como o apoio dos gestores e da equipe técnica da gerência de risco.
“Realizamos diversas ações de capacitação interna, que incentivam os profissionais a identificarem e notificarem eventos adversos e desvios de qualidade dos produtos, com o objetivo de garantir um cuidado seguro. A participação na REDE não é obrigatória, porém nos dá a oportunidade de monitorarmos e gerenciarmos possíveis eventos decorrentes do uso de produtos para saúde, bem como a qualidade dos mesmos. As notificações de queixas técnicas (desvio de qualidade) e erros de processos recebidas são investigadas e analisadas, cumprindo requisitos necessários e são enviados ao Sistema de Notificação da ANVISA (NOTIVISA)”, explica Adriana Solon.
Desde 2002, o HM integra a Rede de Hospitais Sentinela, da Anvisa, e em 2011 com a reestruturação da Rede, optou por cadastrar-se no perfil de Centro de Coordenação, contando com o apoio de todos os profissionais, para a cultura da promoção de ações de farmacovigilância, tecnovigilância, hemovigilância, vigilância de saneantes, nutrivigilância, biovigilância.
Rede Sentinela
A Rede Sentinela funciona como observatório no âmbito dos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, em atuação conjunta e efetiva com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). É composta por um conjunto de 241 instituições de saúde, coordenadas pela ANVISA, que atuam na vigilância de eventos adversos e queixas técnicas relativas aos produtos sujeitos à vigilância sanitária utilizada na atenção à saúde com o objetivo de identificar, analisar, avaliar, tratar, monitorar e comunicar os riscos decorrentes do uso desses produtos (VIGIPÓS). O principal objetivo é garantir uma atenção hospitalar segura e eficiente no Brasil.
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Jéssica Fortes
(85) 3101-4092