Hospital de Messejana participa de projeto nacional
25 de outubro de 2017 - 12:21
Uma equipe de profissionais do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, formada por médicos e engenheiros, está desenvolvendo no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Ceará, o Projeto Excelência Operacional nas Emergências do SUS, do Ministério da Saúde. No país, seis hospitais públicos de diferentes regiões estão inclusos nesse projeto que pretende reduzir a superlotação nas emergências, através de metodologias específicas para realizar mudanças e desenvolver novos processos dentro do hospital.
No Hospital de Messejana o projeto teve início no mês de agosto e será concluído no início de dezembro com apresentação de relatório final no Hospital Sírio Libanês. “Há dois meses estamos mapeando alguns processos para identificar onde estão os gargalos da emergência e onde podemos intervir para reduzir a superlotação”, explica o médico consultor do projeto, Rasivel dos Reis Santos.
Ele conta que foram observados o atendimento ao paciente, o tempo gasto nesse processo e a média de permanência no hospital. “Com intervenções do projeto aqui no HM, já conseguimos reduzir a sala de medicação, além de diminuir os internamentos nesse local, reduzindo o tempo de permanência dos pacientes, evitando complicações e mortes evitáveis”, conta o médico.
Através das intervenções do projeto, também foi criada a sala de alta na Emergência do Hospital de Messejana, onde o paciente sai do leito assim que recebe alta, liberando para um outro paciente, humanizando o atendimento”, diz o engenheiro consultor do projeto, Juvenal Cândido da Silva Neto. O médico e coordenador técnico do projeto, Welfane Cordeiro Júnior, ressalta que “o desafio é utilizar essas metodologias, apresentar resultados positivos e expandir para o restante do país”.
O diretor da Emergência do Hospital de Messejana, Frederico Arnaud, está confiante com a inclusão da instituição nesse projeto do SUS. “O Hospital já é reconhecido nacionalmente e vem agregar agora essa ‘expertise’. Acredito que vamos crescer bastante com a avaliação da situação atual, com intervenções para melhorarmos na emergência e até em outros setores. Será muito proveitoso para todos e espero que a equipe traga bons frutos para um futuro próximo”, declara.
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Milena Fernandes
(85) 3101-4092 / 988413091