Setor de Transplante Pulmonar do Hospital de Messejana recebe homenagem na Câmara Municipal
18 de setembro de 2017 - 03:00
Com a realização de 40 transplantes pulmonares em seis anos, o serviço de Pneumologia e Transplante Pulmonar do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes recebeu homenagem na Câmara Municipal de Fortaleza. A sessão solene foi realizada na quinta-feira, 14 de setembro, no plenário da Câmara. O coordenador do serviço e cirurgião torácico, Antero Gomes Neto, recebeu a Medalha Boticário Ferreira, maior comenda da casa. Também foram entregues certificados aos 38 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e auxiliares que atuam neste tipo de procedimento. Quatro transplantados estiveram presentes no evento.
As homenagens foram propostas pelo vereador Iraguassú Filho (PDT). A sessão foi presidida pelo vereador Iraguassú Teixeira, representando o presidente do Poder Legislativo, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa dos trabalhos contou com a presença do secretário adjunto de Saúde do Estado, Marcos Gadelha, no ato representando o governador Camilo Santana; José do Carmo, presidente da Etufor, e ex-vereador de Fortaleza, representando o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; Iris Martins, prefeita de cidade de Hidrolândia; Ana Lúcia Araújo Nocrato, diretora técnica representando Dr. Frederico Augusto de Lima e Silva, diretor geral do Hospital de Messejana; José Maria Pontes, diretor da Federação Nacional dos Médicos e ex-vereador; Iraguassú Teixeira, ex-vereador de Fortaleza, Dr. Antero Gomes Neto, homenageado da noite.
Em seu pronunciamento, o médico Antero Gomes Neto agradeceu o vereador Iraguassú Filho pela escolha do seu nome para receber a grande homenagem. “Ao nos escolherem, sabemos que foi pelo reconhecimento ao nosso trabalho. A escolha do meu nome é motivo de jubilo pessoal, mas de maior responsabilidade em nossa árdua, mas nobre missão de acompanhar os pacientes nesse arte de curar ou aliviar o sofrimento, sem fazer distinção de raça e nível socioeconômico e durante todos esses anos procuramos fazer o melhor possível”, destacou.
Hospital de Messejana
O Hospital de Messejana é referência em transplante de pulmão, pioneiro das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. O serviço teve início cm 14 de junho de 2011 e conta com o profissionalismo de uma equipe multidisciplinar formada por cirurgiões torácicos, pneumologistas, anestesistas, enfermeiras, fisioterapeutas, assistente social, psicóloga, nutricionista, dentista e terapeuta ocupacional.
A primeira cirurgia foi um grande marco para o atendimento aos pacientes com graves problemas respiratórios, que antes não tinham alternativa de tratamento, a não ser o deslocamento para São Paulo. O Ceará foi o primeiro estado das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e o sexto do país com o maior número de transplantes de órgãos e tecidos realizados em todo o ano de 2016, de acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes – RBT 2016. Em relação ao pulmão, até hoje foram realizados 40 transplantes e três pessoas aguardam na fila uma doação do órgão, consagrando o Hospital de Messejana como referência do serviço no País.
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Milena Fernandes
(85) 3101-4092