Segurança do Paciente é tema do II Simpósio de Enfermagem

14 de julho de 2017 - 03:00

 

Profissionais da área de Enfermagem, principalmente da rede pública estadual, estiveram presentes nesta sexta-feira, 14, no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. O II Fórum de Enfermagem, realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem em parceria com a Rede Brasileira de Enfermagem em Segurança do Paciente, teve como tema principal a Segurança do Paciente e o Compromisso com Ambientes de Prática Segura.

 

O Simpósio teve início no período da manhã com a palestra da renomada enfermeira e professora da Universidade Federal de São Paulo, Maria de Jesus Harada. Na oportunidade, ela falou sobre a Segurança do Paciente na Terapia “Infusional” e destacou a prática de cateter periférico no dia a dia da profissão. “Segurança do Paciente é um alicerce da nossa prática e os profissionais de enfermagem daqui do Ceará são muito ativos, sempre estão em busca de conhecimento e eu tenho certeza que após esse encontro iremos despertar reflexões para que seja desenvolvida uma prática de terapia intravenosa mais segura”, afirmou.

 

https://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/dsc05023.jpg

 

No período da tarde, a palestrante Cristina Tabare, de Belo Horizonte, falou sobre Tecnologias para a Prevenção de Mau Posicionamento de Cateter Central de Inserção Periférica. Em seguida, a gerente de enfermagem do Hospital de Messejana e presidente da REBRAENSP – Núcleo Ceará, Celiane Lopes Muniz, proferiu palestra sobre o trabalho realizado pela Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) – Núcleo Ceará e apresentou o Plano de Trabalho e Diretrizes 2017. 

 

De acordo com Celiane Muniz, esse encontro dentro do Hospital de Messejana aborda uma temática de extrema importância, tanto para os profissionais como para os pacientes. “Aqui no HM nós temos terapia infusional desde o setor de Emergência até a Terapia Intensiva. Esse tema discutido hoje vai fomentar essa segurança na assistência da terapia infusional ou intravenosa, como chamamos comumente”, declarou.

 

https://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/dsc05009.jpg

 

A professora da Universidade Federal do Ceará e membro da Diretoria de Ensino e Pesquisa da ABEN, Roberta Meneses Oliveira ministrou palestra com o tema Aspectos Éticos e Comportamentais dos Profissionais e o Impacto na Segurança do Paciente.  “Aproveitei a ocasião para abordar também conceitos mais recentes, como violência no ambiente de trabalho, abuso verbal, comportamentos destrutivos entre os colegas de trabalho e que implicam em danos ao paciente”, explicou Roberta. 

 

https://www.hm.ce.gov.br/images/M_images/Comunicacao/dsc05015.jpg

 

O evento foi encerrado com uma Resenha sobre “Seguridad del Paciente desde una Pactica Enfermera Segura” na qual a enfermeira palestrante, Maria de Jesus Harada, mostra a experiência do Encontro de Enfermagem de Barcelona. “É importante trazer para o Ceará o que tem sido feito com sucesso fora do país e melhorar a visão de futuro da nossa prática, concluiu Maria de Jesus. 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Milena Fernandes – jornalista
(85) 3101-4092