Reabilitação Pulmonar do HM realiza ‘Arraiá” para os pacientes
23 de junho de 2017 - 03:00
Nesta quinta-feira, 22, o clima de São João tomou conta da Unidade de Reabilitação Pulmonar do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública estadual, com a realização de um grande ‘Arraiá’, que reuniu pacientes e servidores, em uma celebração junina especial. A nossa proposta é levar melhoria de qualidade de vida para todos os pacientes atendidos pelo setor. “A integração social e o fortalecimento de vínculos são tão importantes no tratamento quanto o uso de medicação e o treino que é realizado pelo fisioterapeuta”, ressaltou a assistente social, Renata Lima da Costa.
Durante o ano todo são realizadas diversas confraternizações na Unidade de Reabilitação Pulmonar do Hospital de Messejana, que atende cerca de 40 pessoas com doenças pulmonares. “Aqui os nossos pacientes não encontram somente a terapêutica física, mas também o apoio para a socialização e fortalecimento emocional. Nesses momentos festivos, eles se conscientizam que podem e devem levar uma vida normal, com alegria, sempre respeitando suas limitações”, explica a fisioterapeuta e coordenadora do setor, Maria Teresa Aguiar Morano.
O professor de matemática Benjamin Júnior da Cunha, transplantado há 8 meses no Hospital de Messejana, participa sempre das atividades da Unidade de Reabilitação Pulmonar. Ele tem acompanhamento de vários profissionais e ainda aproveita para fazer caminhadas e tai chi chuan no Bosque dos Eucaliptos, que fica logo na entrada da instituição. Na festa junina da Unidade, ele dançou um forró com bastante animação. “Antes do transplante eu era dependente de oxigênio as 24 horas do dia, me sentia muito cansado, já não conseguia fazer as atividades do cotidiano. Agora, com o pulmão novo, estou me sentindo disposto e com muitos sonhos a realizar”, comemora.
A doméstica Cecília de Araújo, portadora de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), também precisou fazer um transplante de pulmão. Ela esperou dois meses na fila e a cirurgia foi muito bem sucedida. “Eu sentia muita falta de ar, era um cansaço grande. Agora estou melhorando a cada dia. Todas as terças e quintas, venho fazer a reabilitação pulmonar aqui no hospital, o que tem me ajudado muito”, revelou.
E para comemorar tantas histórias bem sucedidas, o ‘Arraiá’ da Reabilitação teve quadrilha improvisada, forró, brincadeiras, distribuição de brindes e comidas típicas juninas. “Temos que celebrar os benefícios do tratamento”, completou a coordenadora Teresa Morano.
Programa de Reabilitação Pulmonar
O paciente ingressa no programa pela indicação do médico. Em seguida, passa por uma triagem realizada pela equipe multiprofissional do programa, composta por terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicóloga. “Os benefícios para a saúde dos pacientes são gerados por explanações e debates aliados a atividades físicas bem executadas. Os exercícios aumentam a capacidade de trabalho cardíaco, a eficiência dos pulmões e a capacidades dos músculos, levando um melhor desempenho do paciente em todas as atividades cotidianas, aumentando habilidades de auto-ajuda, proporcionando uma melhor expectativa de vida”, revela Maria Tereza Morano, fisioterapeuta, coordenadora do Programa.
O programa funciona no período de três meses. Durante esse tempo são realizadas atividades de condicionamento físico, sessões de relaxamento, trabalhos manuais, ministrados por terapeuta ocupacional, aulas de yoga. Os pacientes também participam de um programa de treinamento físico, realizado por fisioterapeutas, com alongamento, aquecimento, exercícios com alteres, esteiras, bicicletas ergométricas e caminhadas semanais, no bosque do hospital.
Acesso ao Programa
Para entrar no programa de Reabilitação Pulmonar o paciente deve ser encaminhado por um médico pneumologista.
Serviço:
Programa de Reabilitação Pulmonar do HM
Tel.: (85) 3101-4065
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Milena Fernandes
(85) 3101-4092