Safenados trocam experiências no Hospital de Messejana
2 de junho de 2017 - 03:00
O aposentado Lafre Moraes Pessoa é safenado há 13 anos. A cirurgia foi realizada no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública estadual. Após três meses da alta hospitalar, ele começou a participar dos encontros do Grupo de Safenados do HM. “Quem tem ponte de safena precisa modificar o estilo de vida. Eu tomei essa decisão desde a primeira vez que participei desse grupo. Com as orientações que recebemos aqui, vamos tendo consciência que é preciso buscar uma vida mais saudável. Hoje em dia, eu faço caminhadas, ando de bicicleta, participo de pescarias e corro muito, até 6 km por dia. Tenho consciência que, como safenado, é este o estilo de vida que devo manter”.
A vendedora de cosméticos, Maria de Fátima Alves, 53, fez ponte de safena há 6 anos. Ela também não falta aos encontros no Hospital de Messejana. “Toda a primeira sexta-feira do mês eu estou aqui. São muitas orientações importantes que recebemos. Além disso interagimos com outras pessoas que estão na mesma situação. Um entende o outro, falamos a mesma linguagem. Aqui a gente ganha fôlego para manter os cuidados com a saúde, a continuar a ter fé e determinação”, revela.
E é exatamente este o propósito do Grupo de Safenados do HM. A enfermeira Ana Maria Freire é coordenadora do grupo há sete anos. Ela conta que é uma alegria vivenciar esse momento com os pacientes. “Nosso objetivo é ajudá-los a ter qualidade de vida e evitar complicações após a cirurgia. Aqui eles recebem orientações sobre alimentação adequada, controle de stress, atividade física, relacionamento familiar e espiritualidade”, explica.
No mês de junho, o tema do encontro foi a importância da caminhada. O fisioterapeuta Edmar Carvalho Lima, realizou alguns exercícios com os pacientes e explicou como respirar corretamente durante os exercícios. Os encontros acontecem todos os meses e reúnem cerca de 30 pessoas.
Serviço:
Grupo de Safenados do HM
Quem pode participar: Pacientes safenados pelo Hospital de Messejana e pelos hospitais de apoio.
Informações: 3101-4110
Fotos: Assessoria de Comunicação do HM
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Milena Fernandes
(85) 3101-4092 / 988413091