Campanha de Identificação Segura do Paciente é reforçada no HM
26 de abril de 2017 - 03:00
A campanha teve início no setor de Pediatria e deverá ser expandida para todos os outros setores do hospital.
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, referência nacional nas áreas cardíaca e pulmonar, realizou nesta terça-feira (25), às 9h00, a Campanha de Identificação Segura do Paciente. A primeira etapa da campanha está sendo desenvolvida no setor de Pediatria. “Queremos conscientizar as mães e os profissionais sobre a importância de identificar e conferir sempre os dados do paciente”, disse Celiane Muniz, gerente de enfermagem do HM.
Para chamar a atenção das crianças internadas na Pediatria e das mães que estão acompanhando os filhos, foram criadas pulseirinhas bem coloridas com personagens infantis. “As crianças e as mães foram convidadas a pintar e a desenhar. Criamos pulseirinhas lúdicas com personagens escolhidos pelas próprias crianças. Tem o homem-aranha, a princesinha Sofia, Barbie, Batman, entre outros. Dessa forma, as crianças aceitam com mais facilidade o uso da pulseira de identificação”, explicou a enfermeira e psicopedagoga Elizabeth Barbosa.
As pulseirinhas que foram pintadas pelas crianças ficarão expostas na Pediatria e as pulseiras de identificação estão sendo colocadas no braço direito das crianças maiores de 5 anos. Já para as crianças menores, a orientação é que a pulseira seja colocada no tornozelo direito para que não levem a boca.
A coordenadora da Unidade de Pediatria, Klébia Castelo Branco, destacou que esse é mais um passo importante que o Hospital de Messejana está dando na tentativa de melhorar cada vez mais a assitência ao pequeno paciente. “Já está comprovado que a pulseirinha de identificação traz mais segurança em todos os procedimentos e agora nós queremos reforçar esse recurso conscientizando acompanhantes, pacientes e até mesmo os profissionais”, orienta a pediatra.
Com o lema “Identificar para não errar”, a Campanha de Identificação Segura será fortalecida em todos os setores do Hospital de Messejana ao longo desse ano, através de ações práticas, coordenadas pela Gerência de Risco da Instituição. “Nosso intuito é atingir todo o hospital para evitar erros. Queremos conscientizar cada vez mais os profissionais quanto a importância de conferir sempre o nome completo, documentação e número de prontuário do paciente”, afirma a coordenadora da Gerência de Risco do HM, Adriana Solon.
A Identificação Segura é uma das metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente criado pelo Ministério da Saúde para o monitoramento e prevenção de danos na assistência à Saúde. Na Identificação Segura a meta é conseguir fazer com que o paciente e os profissionais verifiquem o nome correto completo, data de nascimento e prontuário, tornando o atendimento mais adequado.
Assessoria de Comunicação do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Milena Fernandes – (85) 3101-4092 / (85) 988413091