Especialistas falam sobre doenças cardiovasculares em webpalestras

19 de agosto de 2016 - 15:13

A Secretaria da Saúde do Estado realiza durante dois dias, na segunda-feira, 22, a partir das 15 horas, e na terça-feira, 23, às 14h e às 15h, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares da Universidade Federal do Ceará, webpalestras sobre o manuseio das dislipidemias na atenção primária. A dislipidemia é a presença de níveis elevados de gorduras no sangue, a exemplo do colesterol. O que a Sesa quer é reforçar com os profissionais, principalmente da atenção primária, a importância da conduta clínica, o tratamento e os riscos das doenças cardiovasculares.

Na segunda-feira, 22, às 14h, a médica endocrinologista Helane Gurgel, do Hospital Universitário Walter Cantídio (Hospital das Clínicas), ministrará palestras sobre “Dislipidemia e a importância do seu manuseio pelo médico da atenção primária” e “Projeto Hipercol: todos juntos para o diagnóstico da dislipidemia primária”. Na terça-feira, 23, as palestrantes serão a nutricionista Synara Lopes, também do Hospital das Clínicas, que falará sobre “Tratamento dietético das dislipidemias”, e a cardiologista Daniele Lino, do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.

A transmissão da palestra será feita através do telessaúde, que permite a preparação e atualização de profissionais à distância, com uso de tecnologias de informação e comunicação. Pela web conferência, por meio de som e imagens, os palestrantes se comunicarão com profissionais de saúde dos municípios de diferentes regiões do estado. Além da exposição da palestrante, haverá interação entre os participantes por meio de perguntas e respostas. Para participar da web conferência, basta acessar o link http://webconf2.rnp.br/rutehuwcufc.

Prevenção

Uma alimentação saudável, com baixa calorias, pobre em gorduras, é fundamental para evitar problemas cardiovasculares. Pessoas sedentárias, com alimentação abundante em gordura e açúcar, obesas e que fumam, por exemplo, têm maior probabilidade de sofrer com doenças cardiovasculares. As placas de gordura nas artérias aumentam as chances de infarto e derrame. Em 2015, no Ceará, foram registrados 14.864 óbitos por doenças cardiovasculares. O maior índice é na faixa etária entre 40 e 60 anos. Pessoas com idade entre 40 e 59 anos, que faleceram por doenças cardiovasculares, foram 2.010. Com 60 anos ou mais, foram 12.359 óbitos.

Para manter o coração saudável, é importante praticar exercícios físicos com frequência; controlar o nível de colesterol e da pressão arterial; comer mais vegetais, frutas, carne magra, peixes; reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e gorduras; deixar de fumar; diminuir o stress e ir ao médico regularmente.

Mais informações com o Núcleo de Telessaúde do Ceará: (85) 3219-5873 / telessaude.nuapce@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara