Dia Mundial Sem Fumo é celebrado com festa no Hospital de Messejana
Em clima de arrasta-pé os pacientes do Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana comemoraram o Dia Mundial Sem Fumo, celebrado oficialmente em 31 de maio. Na praça do Bosque dos Eucaliptos, o Grupo Mungango animou o público com um repertório de forró pé de serra. A equipe multidisciplinar do Programa dançou quadrilha com os pacientes, que na oportunidade comemoraram a vitória sobre o cigarro. Muitos deles foram reconhecidos com a entrega de certificados de um ano de abstinência. Entre os participantes estava a ex-paciente do Programa, Claudete Batista Lemos, que fumou por 10 anos, mas conseguiu superar o vício e hoje trabalha no programa como voluntária. “Sou muito feliz em ter parado de fumar. Hoje sou mais saudável e, através dos meus depoimentos, falo aos pacientes sobre qualidade de vida após deixar o cigarro, estimulando e dando força para que eles conquistem ser livres da nicotina”, revelou.

Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Estado, é referência no tratamento de fumantes e dispõe do Programa de Controle do Tabagismo. Os pacientes são atendidos por uma equipe de profissionais especializados como médicos, enfermeiras e assistente social. O programa já atendeu a 3 mil pacientes e, atualmente, conta a participação de 67 pessoa.
O sucesso terapêutico do tratamento é elevado, com taxa de abstinência tabágica de 48% em pelo menos um ano. Uma vez inscrito no Programa de Controle do Tabagismo, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência à nicotina. A nicotina é uma das 4.700 substâncias contidas no cigarro. Tem até formol, utilizado para alisar cabelos e conservar cadáver, dentro de um cigarro. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e terapia medicamentosa.
O Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana iniciou as atividades em 2002, sendo o primeiro tratamento público com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas de abstinência.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães (85) 3101-4092