Hospital de Messejana orienta sobre cuidados com asma de difícil controle

2 de maio de 2016 - 20:44

Referência no tratamento de doenças pulmonares de alta complexidade, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, da rede pública do Governo do Estado, realiza nesta terça-feira, 3, uma programação especial para os pacientes do Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle (Procan), em alusão ao Dia Mundial de Combate à Asma, comemorado em 5 de maio. As atividades ocorrerão no horário das 8h30min às 11 horas, no auditório principal do Hospital de Messejana.

Na programação, o evento terá início com um momento interativo entre os pacientes e a equipe do Procan, em seguida será a palestra “Entendendo minha doença”, ministrada pela médica pneumologista Verônica Freire. Ao final, os pacientes darão seus depoimentos sobre como alcançaram o controle da doença e receberão materiais com informações educativas sobre como cuidar da doença e viver uma vida saudável. O objetivo da iniciativa, em parceria com a Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT), é conscientizar o público sobre os principais cuidados relacionados à asma de difícil controle.

Atualmente, 2.000 pacientes são atendidos pelo Programa de Controle da Asma do Hospital de Messejana, que conta com uma equipe de profissionais de saúde altamente capacitada para tratar pacientes com problemas mais complexos relacionados à asma. A proposta do Programa é oferecer mais qualidade de vida a cada paciente. “Com o tratamento do Procan, conseguimos manter a asma sob controle e mostramos para os pacientes que é possível viver sem sofrer com as crises da doença”, diz a coordenadora do Procan, Isaura Espínola.

Atendimento
Antes de ingressar no Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle, o paciente deve buscar atendimento em um posto de saúde para diagnosticar o tipo de asma. No caso de a asma ser grave ou de difícil controle, será encaminhado ao Hospital de Messejana. O programa de controle da asma tem enfermeiros, pneumologistas e fisioterapeutas, com atendimento em grupo e individual, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

A asma é a inflamação crônica nos brônquios, que causa estreitamento dos mesmos. A doença afeta pessoas de todas as idades, principalmente crianças, podendo ser controlada com o tratamento adequado. Entre seus principais sintomas estão: tosse, falta de ar, sensação de aperto no peito ou opressão. Em Fortaleza, de 2010 a 2015, foram reduzidas 51,72% das mortes e 58,63% das internações por asma, segundo dados obtidos do DATASUS, em 2016.

Serviço:
Comemoração do Dia Mundial de Combate à Asma
Data: 3 de maio de 2016
Horário: 8 às 11 horas
Local: Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes – Rua Frei Cirilo, 3480, Messejana
Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle
Mais informações: 3101-4109

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães
Contato: (85) 3101-4092