Programa de Tutoria capacita especialistas em transplante cardíaco
6 de abril de 2016 - 19:25
Fotos: Assessoria de Comunicação do HM
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Estado, está realizando mais uma fase do Programa de Tutoria em Doação de Órgãos e Transplante Cardíaco. As aulas, que tiveram início nesta terça-feira, 5, e encerram às 18 horas desta quarta, 6, tem a participação de 60 profissionais de cinco grandes hospitais brasileiros que realizam transplante do coração. Durante o curso, visitas às UTIs, discussão de casos clínicos complexos e cirurgia cardíaca assistida, acompanhados pelo coordenador da Tutoria, o cirurgião cardíaco Juan Mejia.
Desde dezembro de 2016, os alunos recebem capacitação teórica e prática. Nesta etapa as aulas são ministradas no Hospital de Messejana e no auditório Nubex, da Universidade de Fortaleza – Unifor. Entre os convidados internacionais que vieram à capital cearense para ministrar aulas estão Christian Bermudez e Christiano Caldeira, das Universidades da Pensilvânia e de Tampa, nos USA, e Claus J. Preusse, da Universidade Bonn, na Alemanha.
O Programa de Tutoria do Hospital de Messejana amplia o acesso e aprimora a qualidade dos transplantes cardíacos; contribui com a difusão tecnológica para outros serviços e qualifica equipes de saúde para atuação no processo de doação e transplantes. Entre os alunos do programa está o enfermeiro perfusionista Douglas David, do Hospital Meridional de Vitória, do Espírito Santo. Ele revelou como o curso tem contribuído para a ampliação de seus conhecimentos na área. “As aulas tem agregado muito valores, temos uma visão holística e adquirimos novas informações sobre os transplantes cardíacos, descobrindo novas técnicas. Um dos pontos que chamou minha atenção no Hospital de Messejana foi a multidisciplinaridade da Unidade de Transplante Cardíaco do hospital, que conta com a colaboração de todos os envolvidos para os resultados em prol dos pacientes”, revelou Douglas David.
Dentre os profissionais da saúde, estão médicos de diversas especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Aulas do Curso de Tutoria também serão realizadas à distância, através de videoconferência, quando todos os alunos participarão em tempo real. Participam profissionais dos Hospitais Ana Nery (Salvador), Hospital Universitário de São Luís (MA), Hospital Meridional de Vitória do Espírito Santo, Hospital dos Servidores Federais do Rio de Janeiro e Hospital do Coração de Natal (RN). Trinta profissionais do Hospital de Messejana estão envolvidos na realização do curso, que terá professores brasileiros e de outros países.
Programa de Tutoria
O Programa Tutoria em Doação e Transplante Cardíaco é uma iniciativa do Ministério da Saúde, através de convênio firmado com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, em função da Portaria Número 2.172, de 27 de setembro de 2012, do Ministério da Saúde. O Hospital de Messejana é a instituição que está à frente da iniciativa, que terá duração de dois anos e tem projeto orçado em R$ 4,5 milhões, recursos que já estão assegurados pelo Ministério da Saúde.
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães
Contato: (85) 3101-4092