Especialista faz palestra sobre aids e tuberculose no Hospital de Messejana, dia 22

18 de março de 2016 - 18:14

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública do Governo do Estado, realiza nesta terça-feira, 22, às 8h30min, palestra “Aspectos Clínicos da Coinfecção Tuberculose/ HIV”, com o médico infectologista Roberto da Justa Pires Neto. O evento será em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, comemorado em 24 de março. O Hospital de Messejana é referência no atendimento dos casos mais complexos de tuberculose.

O objetivo da palestra é orientar os profissionais da saúde sobre os cuidados com pacientes soropositivos e infectados pela tuberculose. “Após o surgimento da AIDS, o controle da tuberculose ficou mais difícil, pois os pacientes soropositivos estão mais susceptíveis a ter a doença. Na palestra, os profissionais da saúde conhecerão os aspectos epidemiológicos e os sintomas apresentados por pacientes coinfectados, já que muitas vezes a doença se manifesta de forma diferente em casos assim”, fala Tânia Brígido, coordenadora da Pneumologia do Hospital de Messejana.

O Hospital de Messejana dispõe do Ambulatório de Tuberculose Multirresistente que, atualmente, atende a 160 pacientes. A maioria são pessoas que não conseguiram se curar no primeiro tratamento, seja por uso irregular da medicação ou abandono do tratamento. Os pacientes são atendidos no ambulatório por uma equipe multiprofissional formada por pneumologistas, enfermeiras, assistente social, farmacêutica e técnica de enfermagem e recebem vale-transporte e cestas básicas, de acordo com suas condições socioeconômicas, através da parceria do hospital com a Associação Hebert de Sousa.

Diagnóstico e tratamento da tuberculose
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo “bacilo de Koch”, cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis. A transmissão ocorre por meio das secreções respiratórias. Doentes não tratados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente, ao tossir, falar ou espirrar. Esses micro-organismos podem ser inspirados por pessoas saudáveis e provocar o adoecimento.

Os principais sintomas da tuberculose são tosse persistente por mais de três semanas seguidas; febre, mais comum ao entardecer; falta de apetite; perda de peso; cansaço e suores noturnos. Ao apresentar esses sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo de onde mora, para ser examinada pelo médico. Em casos mais graves, o paciente é encaminhado para atendimento em hospital especializado. A tuberculose tem cura. Para obter sucesso no tratamento é necessário tomar os medicamentos corretamente durante seis meses, sem interrupção.

Serviço
Palestra “Aspectos Clínicos da Coinfecção Tuberculose/HIV”
Dia: 22 de março (terça-feira)
Hora: 8h30min
Local: Auditório B do Hospital de Messejana – Rua Frei Cirilo, 3480, bairro Messejana.

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães
Contato: (85) 3101-4092