Caminhada na Av. Beira Mar marca Dia Nacional da Doação de Órgãos
28 de setembro de 2015 - 03:00
No último domingo, 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos, a população cearense foi convidada para a Caminhada pela Vida, na Avenida Beira Mar. Profissionais das equipes de transplante cardíaco e pulmonar do Hospital de Messejana participaram do evento que reuniu milhares de pessoas em prol da causa.
A concentração aconteceu na confluência da Avenida Barão de Studart, no entorno do antigo Hotel Esplanada. A caminhada seguiu até a Praça dos Estressados, na Volta da Jurema.
O passo fundamental para se tornar um doador é conversar com a família e deixar bem claro esse desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. Com a notificação de potencial doador, a doação só se concretiza após a autorização da família.
O movimento Brasil Verde foi convocado pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) para marcar o Setembro Verde, referência à cor do laço símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes, que teve uma série de atividades em todo o Ceará para sensibilizar a população sobre a importância das doações. O Ceará tem atualmente 1.105 pacientes ativos na fila de espera de transplantes.