Evento de celebração da Semana Nacional do Doador de Órgãos é marcado por depoimentos emocionados dos transplantados
24 de setembro de 2015 - 03:00
A manhã desta quinta-feira, 24, no Hospital de Messejana, reuniu em evento de comemoração pela Semana Nacional do Doador de Órgãos, equipes de transplante, pacientes que aguardam a doação de órgãos, que já foram transplantados, familiares e servidores da casa. O secretário Adjunto da SESA, Marcos Gadelha, também esteve presente. A proposta foi sensibilizar mais doadores e mostrar o trabalho das equipes de transplante que atuam na Instituição desenvolvendo um trabalho de alto padrão, com compromisso e amor aos pacientes que precisam de uma transplante. As equipes do transplante Cardíaco, Cardíaco Pediátrico e de Pulmão foram apresentadas ao público e, de pé, foram homenageados com salvas de palmas. A diretora geral do Hospital de Messejana, Filadelfia Passos, falou sobre a importância daquele momento. “É importante ressaltarmos aqui o trabalho de todos os profissionais envolvidos nesse processo, inclusive os que atuam nos bastidores. Sem eles a realização dos transplantes não seria possível”.
Depoimentos proferidos por pacientes que conquistaram a chance de uma nova vida através da doação de um órgão emocionaram a plateia que lotou o auditório principal do Hospital de Messejana.
O baiano Jônatas Cananelas contou sua trajetória marcada por uma doença cardíaca hereditária que tirou a vida de seu pai e três irmão e o levou à fila do transplante cardíaco. No Hospital de Messejana ele conseguiu ser transplantado. Depois de arrancar lagrímas de muitos que ali estavam, Jônatas revelou que aquele era um momento de muita alegria e agradeceu o apoio que recebeu dos profissinais do Hospital e da equipe do Transplante Cardíaco. A paraense Ozaneide Aguiar, mãe do paciente Murilo Aguiar Damasceno, de 3 anos, também retalou sua história e falou sobe as barreiras que enfrentou até a realização do tranplante cardíaco do filho que na época tinha um ano. A jovem Tassila dos Santos Melo, de 28 anos, que recebeu dois novos pulmões no primeiro semestre deste ano, agradeceu a chace da nova vida e falou sobre sua trajetória. A paciente Estela Gomes de Lima, que aguarda na fila do tranplante de pulmão, mesmo cansada por conta da dificuldade de respirar, agradeceu o apoio de todos da equipe e disse ter esperança ouvindo os depoimentos felizes alí relatados.
O evento terminou com a animação de Oswaldinho e Banda e do sanfoneiro Waldonys, que participaram de maneira voluntária do evento.
MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – stellamb@gmail.com
Contato: (85) 3101-4092