29 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo
28 de agosto de 2015 - 03:00
Neste sábado, 29, é comemoração o Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituido em 1986, através da Lei Federal 7.488, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população brasileira a respeito dos malefícios do tabagismo.
O Hospital de Messejana é referência no tratamento de fumantes e dispõe do Programa de Controle do Tabagismo, que há treze anos ajuda pessoas que querem vencer o vício pelo tabagismo.
Cerca de 3 mil pacientes já foram atendidos pelo Programa, que dispõe de uma equipe especializada no atendimento de pacientes que desejam abandonar o tabagismo. Do total de pacientes atendidos, 60% são do gênero feminino, pessoas que iniciaram o tabagismo com 15 anos de idade, em media e buscaram parar de fumar em torno dos 47 anos. O sucesso terapêutico do tratamento é elevado, com taxa de abstinência tabágica de 48% em pelo menos 1 ano.
Penha Uchoa, coordenadora da equipe do Programa, destaca que este trabalho transcendeu a questão assistencial e passou a englobar a área da educação. “Somos referência e recebemos outras instituições de saúde que buscam capacitação com o intuito de iniciarem programas como o nosso em suas unidades. Também recebemos em nosso ambulatório, residentes e estudantes de medicina da UFC e UECE”, explicou. A equipe do programa também participa da capacitação continua, oferecida pela Secretaria da Saúde do Estado. O Programa de Controle do Tabagismo do HM ainda atua com pesquisas clínicas locais e estudos multicentricos, internacionais.
O Ministério da Saúde alerta que o tabagismo é responsável por 200 mil mortes todos os anos no Brasil – 25% delas por angina e infarto do miocárdio, 45% por infarto agudo do miocárdio (abaixo de 65 anos) e 85% das mortes por bronquite e enfisema pulmonar. O hábito também responde por 90% dos casos de câncer de pulmão no país. Entre os 10% restantes, um terço dos casos ocorre em fumantes passivos. Esse tipo de tumor é considerado o mais letal e umas das principais causas de morte no Brasil. A estimativa do governo é que 27.330 novos casos de câncer de pulmão sejam registrados no país este ano.
Mais informações sobre o Programa
Uma vez inscrito no Programa, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e terapia medicamentosa.
Serviço:
Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana
Mais informações: 3101-4062
MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – Mtb CE01714JP
Contato: (85) 3101-4092