Pacientes com doenças cardíacas e pulmonares recebem atendimento em casa
27 de julho de 2015 - 03:00
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes dispõe de um serviço que tem entre seus grandes diferenciais, o atendimento humanizado. É o Programa de Atenção Domiciliar (PAD), que atualmente leva atendimento às residencias de cerca de 260 pacientes com doenças cardíacas e pulmonares. “É um serviço importante, que desafoga o atendimento no Hospital, liberando os pacientes dos leitos, que passam a receber o atendimento em casa”, explica a assistente social, Iêda Cabral Mota, coordenadora do PAD.
O PAD possibilita o retorno do paciente ao convívio familiar e oferece atendimento humanizado. Os cuidados são prestados por equipes multidisciplinares compostas por médicos cardiologistas e pneumologistas, enfermeiros, assistentes social, nutricionista, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnico de laboratório, que os visitam em suas residências.
“Quando o paciente permanece muito tempo internado, seu estado psicológico é abalado, a distância do ambiente familiar agrava seu quadro e ele ainda fica exposto à infecção hospitalar. Assim, os benefícios deste programa, são inúmeros.”, explica assistente social. Ela acrescenta que durante as visitas das equipes do PAD as residências, são estabelecidos vínculos especiais entre o cuidador e o paciente.
O Programa de Atenção Domiciliar do Hospital de Messejana atende cerca de 260 pacientes com doenças crônicas cardiológicas e pneumológicas que se enquadram nos critérios exigidos para admissão no programa. Os pacientes recebem visitas regularmente sob prescrição médica.
Serviço:
Serviço de Atenção Domiciliar do Hospital de Messejana
Mais informações: 3105-2995