Pacientes do Hospital de Messejana participam de Oficinas terapêuticas
25 de junho de 2015 - 03:00
Para proporcionar o bem estar dos pacientes com doenças cardíacas ou pulmonares que precisam ficar mais tempo internados para o tratamento, o Hospital de Messejana realiza, através do Setor de Terapia Ocupacional, as Oficinas Terapeuticas. São momentos de descontração e relaxamento, em que todos desenvolvem a criatividade, por meio de atividades educativas, que esclarecem as dúvidas mais comuns sobre as doenças.
“Pacientes que vivenciam um longo período de internação hospitalar passam por diversas dificuldades. Dentre elas, o sofrimento causado pela doença, a distância das famílias, que vivem no interior do estado, os problemas financeiros, já que a maioria tem uma realidade sócio-econômica precária. A Terapia Ocupacional contribui para que esses pacientes se fortaleçam e tenham mais animo para passar o período de internação em harmonia”, explica Rita de Cássia, coordenadora da Unidade de Terapia Ocupacional.
As Oficinas Terapeuticas acontecem de segunda a sexta-feira, no espaço externo da Terapia Ocupacional. Os participantes ingressam nas atividades mediante triagem, que identifica as condições de cada um e o interesse em estar do projeto. Os acompanhantes dos pacientes também podem participar. “Trabalhamos as habilidades de integração, socialização, procurando diminuir o estresse e a ansiedade provocada pelo internamento”, explica Rita de Cássia, chefe da Unidade de Terapia Ocupacional do HM.
A oficina terapêutica é apenas um dos programas de uma série desenvolvida pelos profissionais da Terapia Ocupacional. Todos são elaborados para proporcionar o bem-estar dos pacientes e acompanhantes que recebem tratamento nas mais diversas unidades e programas desenvolvidos pelo Hospital de Messejana.
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – Mtb CE01714JP