Hospital de Messejana comemora 82 anos sendo referência nas áreas cardíaca e pulmonar para os cearense e brasileiros
24 de abril de 2015 - 03:00
No próximo dia primeiro de maio, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes completa 82 anos de sua fundação. A história da Instituição teve início em maio de 1933, quando foi inaugurado pelos médicos , os fundadores da casa, Otávio Lobo, Lineu Jucá e Pedro Augusto Sampaio. Na época, a instituição funcionava como um sanatório para o tratamento de portadores de tuberculose.
Ao longo do tempo, o Hospital de Messejana se tornou referência no país nas áreas da cardiologia e pneumologia e oferece aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tratamentos de ponta e procedimentos de alta complexidade, ainda não disponíveis no Norte e Nordeste e até em outras regiões do Brasil.
A Instituição é referência nacional na realização dos transplantes cardíaco e pulmonar, foi pioneira no Projeto Coração Artificial, está entre os hospitais brasileiros que mais realizam angioplastias primárias, e dispõe de uma Unidade especializada no tratamento do Câncer de Pulmão, a UNACON – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.
O transplante de pulmão e o Projeto Coração Artificial, por exemplo, só são encontrados nas regiões Norte e Nordeste no Hospital de Messejana. Já o Sistema de Mapeamento Eletroanatômico Tridimensional, que realiza o mapeamento de arritmias complexas, é exclusividade do HM na rede SUS, em todo o país.
Por ser Hospital de Ensino e Pesquisa, reconhecido pelos Mistérios da Saúde e Educação, o HM também exerce papel fundamental na formação de profissionais da área da saúde e parte na frente sendo o primeiro do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil a ter o Doutorado em Cardiologia.
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – Mtb CE01714JP
Contato: (85) 3101-4092