Cardiologista Marcos Gadelha assume a direção do Hospital de Messejana

2 de março de 2015 - 03:00

 

 

As experiências do novo diretor com gestão hospitalar vão ajudar a trazer melhorias importantes para a Instituição.


 

Neste ano de 2015 o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes começou o ano sob a direção do cardiologista Marcos Antônio Gadelha Maia. Com o desafio de comandar uma Instituição que é referência em suas áreas de atuação (cardiologia e pneumologia) não apenas no Ceará, mas em nível nacional, ele revelou que assumiu a direção da casa com otimismo e responsabilidade e já tem bons planos para fortalecer ainda mais a atuação do Hospital.

 

As experiências de Marcos Gadelha com gestão hospitalar vão ajudar a trazer melhorias importantes para o Hospital de Messejana, a organizar e modernizar os processos de trabalhos. Além de atuar com a assistência aos pacientes, o cardiologista já colheu bons frutos na área administrativa e pretende estimular o HM nesse sentido.

 

“Na atualidade, as ações mais urgentes são voltadas para aperfeiçoar a utilização dos recursos e a redução de custos com a assistência, definir a priorização dos investimentos de recursos para obras e equipamentos em 2015”, revelou Marcos Gadelha. Os desafios são muitos, mas o novo diretor revelou que pretende sentar com os coordenadores dos setores e unidades do HM para saber as principais necessidades.

 

A nova direção já traçou algumas metas importantes que vão beneficiar pacientes e organizar os processos de trabalho. Entre as quais está a implantação de uma política de Segurança do Paciente e de boas práticas assistenciais, promover a qualificação dos colaboradores em padrões de assistências seguros. Profissionalizar a gestão dos coordenadores de serviço através de um programa de desenvolvimento  gerencial, incentivar o desenvolvimento do HM como Centro de Ensino e Pesquisa. Para estar mais perto dos colaboradores e identificar com rapidez demandas importantes, implantar canais de comunicação do colaborador com a diretoria.

 

Sobre o Diretor Geral do HM, Marcos Gadelha:

 

A ligação de Marcos Gadelha com o HM começou há vinte anos, quando ele era residente em cardiologia. Médico com formação em clínica médica, também se especializou em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Sua história profissional começou no Hospital São José, onde trabalhou como Técnico de Laboratório realizando exames laboratoriais enquanto concluía o curso de medicina. Após o término da graduação, foi contratado como médico, e ficou no São José enquanto concluía a residência em cardiologia. Retornou ao HM na gestão do diretor Petrônio Leitão. Trabalhou na Emergência e depois como chefe de equipe. Na gestão da diretora Socorro Martins assumiu a coordenação da UTI Pós-operatória, onde esteve até 2014.

 

A experiência com a área de gestão hospitalar teve início no Hospital Regional da Unimed (HRU), onde coordenou as Unidades de Terapia Intensiva, e participou do processo de Acreditação através da ONA (Acreditação Nacional), quando o hospital conquistou nível 3 (excelência em gestão). “Posteriormente, participei do processo de Acreditação Internacional Canadense como Líder do Time de Acreditação, e, em 2014 o HRU conquistou a acreditação internacional. Finalmente, agora, estou assumindo o meu maior desafio”, revelou otimista Marcos Gadelha.

 

 

 

 

 

Stella Magalhães

Assessoria de Comunicação

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

Contato: (85) 3101-4092