Hospital de Messejana forma mais 22 especialistas

25 de fevereiro de 2015 - 03:00


A solenidade de encerramento do Programa de Residência Médica 2015 acontece nesta sexta, 27, às 14h.

Na tarde desta sexta-feira, 27 de fevereiro, acontece a solenidade de encerramento do Programa de Residência Médica 2015 do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. A instituição acaba de formar mais 22 especialistas em sete áreas: Cardiologia Clínica, Cardiologia Pediátrica, Pneumologia Clínica, Ecocardiografia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Cirurgia Torácica e Endoscopia Respiratória. O evento será realizado no auditório principal da Instituição a partir das 14h. Durante a solenidade, os residentes receberão as placas de conclusão da especialização e vão homenagear seus preceptores.

Desde 1975, o Hospital de Messejana forma especialistas nas áreas da cardiologia e pneumologia. Cerca de 70% dos cardiologistas que atuam no Ceará foram residentes do HM. Entre os que concluíram a residência na Instituição está o médico Rodrigo Galvão, que revelou a realização em ser formado na casa. “Para mim é uma honra fazer parte da história do Hospital de Messejana, celeiro de grandes mestres. Fontes de inesgotável saber e humanidade que, com seus conhecimentos, confortam e curam tantos pacientes. Estes dois anos de muito trabalho e aprendizado contribuíram de forma singular para minha formação como médico cardiologista e como cidadão”, revelou Rodrigo.

“Estamos formando mão de obra especializada a serviço da população. A maioria já tem vaga garantida no mercado”, informou o coordenador da Residência Médica, Francisco dos Santos Neto. “O Hospital de Messejana fortifica a rede de ensino médico no Ceará e forma seus próprios especialistas. Com a grande demanda atendida na Instituição, o residente tem condições de ver todas as patologias inerentes às especialidades. Outro diferencial é o grande arsenal de equipamentos de última geração que o Hospital dispõe e as áreas e serviços onde é destaque, sendo o primeiro no número de angioplastias e realizando com excelência procedimentos de alta complexidade como os transplantes cardíaco e pulmonar”, explica Filadélfia Passos, diretoramédica do HM.

O Programa de Residência Médica do HM disponibiliza 29 vagas anuais e oferece as 10 especializações: Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Ecocardiografia, Hemodinâmica, Pneumologia, Cirurgia Torácica, Cirurgia Cardiovascular, Endoscopia Respiratória, Transplante Cardíaco (área clínica) e Transplante Cardíaco (área cirúrgica).

CONCLUSÃO DA RESIDÊNCIA MÉDICA DO HM 2015


MÉDICOS RESIDENTES DA CARDIOLOGIA
Aline Brasil Aranha
Bruna Vitória Lima Martins
Fernando de Oliveira E Silva Neto
Francisco Farias Monteiro Júnior
Gustavo Ney de Morais Gouveia
Luciana Burlamaqui da Silva Rocha
Natália Soares de Menezes
Patrícia de Araújo Matias
Rodrigo Alves de Souza Galvão
Samuel Farias de Oliveira Pessoa

MÉDICOS RESIDENTES DA PNEUMOLOGIA
Allan Nascimento Ribeiro Gonçalves
Pedro José Ferreira De Meneses
Raul Fava Alencar

MÉDICOS RESIDENTES DA ECOCARDIOGRAFIA
Israel Nilton de Almeida Fetosa
Jose Vieira Cavalcante Neto
Maria Elizabethe Rocha de Oliveira Paixão

MÉDICO RESIDENTE DA HEMODINÂMICA E CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA
Renato Nogueira Barreto de Melo

MÉDICA RESIDENTE DA CARDIOLOGIA PEDIÁTRICA
Mylene Arrais dos Santos

MÉDICOS RESIDENTES DA CIRURGIA TORÁCIA
Daniel Pires Pessoa
Herbert Félix Costa

MÉDICOS RESIDENTES DA ENDOSCOPIA RESPIRATÓRIA
Aline Furtado Sobral
Gilson Das Neves Martins Júnior

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães –  Mtb CE01714JP
Contato: (85) 3101-4092