Pacientes aguardam a doação de órgãos para transplantes no Hospital de Messejana
11 de dezembro de 2014 - 03:00
A equipe da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do Hospital de Messejana luta contra o tempo para manter vivos os pacientes que aguardam a doação de um coração. Atualmente, 15 pessoas estão na fila pelo transplante cardíaco. Três deles permanecem em estado grave, estão internados e sobrevivendo com a ajuda de drogas vasoativas. Por falta de doação, há dois meses a equipe não realiza transplantes.
Neste ano, 18 transplantes de coração foram realizados pela equipe do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. O último aconteceu no dia 2 de outubro. A expectativa dos profissionais da Unidade de Transplante é que as doações apareçam neste final de ano. “Temos urgência. Como há 2 meses não realizamos transplantes, estamos com muitos pacientes graves e sendo preparados para entrar na fila de espera. Acreditamos que o sentimento de solidariedade das pessoas aflora nesta época, e a esperança é que as doações apareçam para salvar essas vidas”, revelou João David de Souza Neto, coordenador da Unidade de Transplante Cardíaco do HM.
A situação dos pacientes que aguardam na fila do transplante de pulmão também preocupa. Dez pacientes estão na espera. “Este ano as doações de pulmão melhoraram, mais a fila de espera permanece e precisamos de doações com urgência para mudar esse quadro”, revelou Antero Gomes Neto, coordenador da Equipe de Transplante de Pulmão.
Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças. A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.
MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – Mtb CE01714JP