Ensinando a transplantar!
21 de outubro de 2014 - 03:00
O Hospital de Messejana se prepara para começar a formar profissionais de saúde especializados em transplantes em vários centros de saúde do Brasil.
O projeto está orçado em mais de 4 milhões e meio de reais. De acordo com o Dr. Juan Mejia, Coordenador Cirúrgico do Serviço de Transplante Cardíaco, estes recursos já estão assegurados pelo Ministério da Saúde. O projeto vai treinar 60 profissionais de saúde de cinco grandes hospitais brasileiros durante os próximos dois anos. O curso em nível de especialização que terá 360 horas de aula irá envolver médicos clínicos, cirurgiões, ecocardiografistas, infectologistas, enfermeiros,nutricionistas e psicólogos. As aulas serão presenciais e à distância. “O inovador disso tudo é que o Hospital de Messejana aproveitará a experiência do ensino à distância da UFC. Por isso convidamos o Doutor Luiz Roberto de Oliveira do Núcleo de Ensino à Distância da UFC”, explicou o coordenador cirúrgico do Programa de Transplante Cardíaco do Hospital de Messejana, Dr. Juan Alberto Mejía, abriu a conferência.
Ainda segundo o coordenador, o Projeto da Tutoria em Doação de Órgãos e Transplantes, lançado em setembro de 2012, abre a possibilidade para que os centros transplantadores de órgãos sólidos do Brasil se tornem Centros Tutores de outros hospitais que estão começando ou tentando se requalificar para aumentar o número de centros transplantadores no Brasil. “Coube a responsabilidade ao Hospital de Messejana receber esta designação e nós vamos ter cinco centros tutorandos para este curso de nível especialização. Dentro de 2 anos os participantes vão ter que sair sabendo transplantar coração, e, por extensão, como o HM tem um centro que trabalha com Assistência Circulatória Mecânica – leia-se Coração Artificial, eles também receberão todos estes conhecimentos”, declara Dr. Juan Mejía.
O diretor do Hospital de Messejana, Dr. Ernani Ximenes, também esteve presente na Conferência e ressaltou a importância do novo projeto como “piloto para uma política de aumento real dos centros transplantadores em todo o Brasil”.

Os cinco centros de saúde que enviarão seus profissionais para serem treinados são: Hospital Ana Nery ( Salvador), Hospital Universitário de São Luis (MA) , Hospital Meridional de Vitória do Espírito Santo, Hospital dos Servidores Federais do Rio de Janeiro e o Hospital do Coração de Natal (RN).