Grupo Solidariedade – cuidando dos cuidadores!
Eles dedicam a vida inteira ao cuidado da saúde de pacientes que chegam aos hospitais. Eles são profissionais de saúde dos mais diversos: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos e agentes administrativos de hospitais. Mas quem cuida deles quando adoecem?
Para o técnico de enfermagem José Aurimar de Oliveira, de 56 anos, essa pergunta ficou sem resposta durante quase dois anos. Depois de se dedicar aos trabalhos de uma UTI coronária por mais de 20 anos ele adoeceu e se afastou por dois anos por motivos de saúde. Ao retornar ao trabalho confessou que sentiu falta de atenção e cuidados por parte dos colegas. Foi aí que decidiu fazer uma proposta aos companheiros profissionais de saúde como ele. Oliveira propôs a criação de um grupo que prestasse apoio a funcionários licenciados e aposentados do Hospital de Messejana. A idéia dele conquistou a simpatia de muitos colegas. E foi assim que surgiu o Grupo Solidariedade.
 |
Fundado no dia 10 de outubro de 2013, o Grupo Solidariedade recebeu total apoio do diretor do Hospital de Messejana, Dr. Ernani Ximenes. A missão do grupo? Oferecer apoio e um tratamento humanizado aos servidores do Hospital de Messejana aposentados e ativos afastados por motivo de saúde. “Queremos saber se eles estão bem, se precisam de alguma ajuda. Queremos que estes servidores aposentados ou afastados saibam que são importantes para a instituição”, afirma Francisca Félix Moreira, que trabalhou 38 anos como agente administrativa do Hospital de Messejana e é a coordenadora do Grupo Solidariedade.
|
Entre as ações que o grupo já realizou estão visitas a servidores aposentados, a confecção de crachás para funcionários aposentados para que estes possam continuar tendo acesso às dependências do HM e distribuição de Certificados de Reconhecimento pelo tempo de dedicação ao hospital .
O Grupo se reúne toda terça-feira no HM mas ainda não tem um local específico para as reuniões. “Queremos conquistar um espaço pra gente se reunir e também precisamos conquistar a simpatia dos servidores do hospital, sobretudo dos chefes de setor. Nós queremos que eles saibam da importância do nosso trabalho e colaborem com a nossa causa”, declara dona Francisca Félix.
No próximo dia 10 de outubro o Grupo Solidariedade faz aniversário de um ano. Para comemorar os participantes estão preparando uma programação especial. Será no próprio dia 10 de outubro as 08:30 da manhã no Auditório A. Todos os servidores ativos e aposentados estão convidados.
Integrantes do Grupo Solidariedade
José Aurimar de Oliveira, técnico de enfermagem lotado na UTI coronária do HM ;
Francisca Felix Alves Moreira, funcionária do Ministério da Saúde, cedida ao SUS, lotada no Hospital de Messejana há 38 anos;
Maria José Santos Mesquita, aposentada, técnica de enfermagem, trabalhou 40 anos no HM;
Messias Bezerra de Souza, técnico de enfermagem, funcionário público do estado, 60 anos de idade, 22 deles no HM;
Antônio Pereira de Souza, 12 anos a serviço do HM;
Elina Nogueira Maia, agente administrativa, trabalha no HM há 34 anos, atualmente está lotada no Departamento de Gestão de Pessoas;
Ângela Moraes, agente administrativa, há 30 anos no Hm;
Valdeci de Jesus Sampaio Correia, aposentada, trabalhou no HM durante 16 anos.
Serviço
Telefones de contato com o grupo solidariedade:
8930.3911 / 3274.1898