IX Jornada de Fisioterapia Cardiorrespiratória do Hospital de Messejana – aprender a respirar para viver!
5 de agosto de 2014 - 03:00
Começa nesta quarta-feira (06/08) a IX Jornada de Fisioterapia Cardiorrespiratória, que será acompanhada de mais dois eventos: a IV Jornada de Fisioterapia em Pediatria e IV Jornada em Reabilitação Pulmonar.
O que é respirar? Qual a importância de aprender a respirar para bem viver? Muito mais que absorver oxigênio e produzir gás carbônico, a respiração é a responsável por toda a energia do corpo. E toda a nossa energia depende de como respirarmos. E o modo como respiramos traduz o modo de como lidamos com o mundo e com as pessoas ao nosso redor.
Se a respiração certa é importante para todos os seres vivos, é muito mais importante para pacientes que convivem com os sintomas da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), asma. Fibrose Cística e Pulmonar, além dos pacientes de transplante pulmonar, que fazem fisioterapia pulmonar antes e depois da cirurgia. São atendidos no Hospital de Messejana, em média, 70 pacientes com DPOC todos os meses no Serviço de Reabilitação pulmonar. Com o tratamento, que dura três meses, eles passam a ter mais qualidade de vida, autonomia e apresentam uma regressão dos sintomas de falta de ar e fadiga das pernas.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Reabilitação Pulmonar do Hospital de Messejana, Dra. Tereza Morano, a jornada nasceu em comemoração aos 15 anos do Serviço de Reabilitação Pulmonar do HM. Será um momento de festa e um momento de encontro científico, reunindo grandes nomes da fisioterapia do Ceará e do Brasil, além de fisioterapeutas, médicos e acadêmicos do Hospital de Messejana.
As Jornadas são abertas ao público, estudantes e profissionais. Para se inscrever os participantes devem doar duas (2) latas de leite em pó, que serão doadas à Associação Herbert de Souza e para a Associação dos Pacientes com DPOC.

………………………………………………………………………………………………………………………
Mais informações sobre o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é reconhecido como de referência para o atendimento clínico e cirúrgico de pessoas acometidas de adoecimento cardiovascular e pulmonar.
Considerado como vanguarda na realização de procedimentos de alta complexidade em cardiologia e pneumologia, o HM foi o pioneiro na realização de cirurgia cardíaca e transplante cardíaco no Norte e no Nordeste do Brasil, sendo hoje considerado como um dos mais relevantes no país na área de transplante cardíaco. Igualmente, na área de pneumologia, se volta para o atendimento clínico e cirúrgico, estando em vias de realizar o primeiro transplante pulmonar no nordeste e norte do país.
No campo do ensino, o HM é caracterizado como hospital de ensino, contratualizado como tal pelo Ministério da Saúde. Por meio do estabelecimento de convênios, o HM participa ativamente do processo de formação de profissionais, de níveis superior e técnico, na área da saúde, voltados para a atenção no SUS.
Na área da pesquisa, o Comitê de Ética do HM registra média mensal elevada de pesquisas. O Hospital vem, ao longo dos anos participando da realização de ensaios clínicos multicêntricos nas áreas de cardio-pneumologia, cirurgia experimental e célula tronco, integrando, desde, 2006, a Rede Nacional de Pesquisa Clínica em Hospitais de ensino no Brasil.
Atualmente, o Hospital se prepara para implantar um Programa de Doutorado Interinstitucional com o Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, viabilizado por meio de parceria com as Universidades Estadual e Federal do Ceará, tendo o HM como instituição parceira local.
