Hospital de Messejana integrará a Rede Universitária de Telemedicina
24 de março de 2014 - 03:00
Nesta quarta-feira, 26, 10h, será inaugurado no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), o núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes. Qualificada como a melhor prática em telemedicina, a Rute integra hospitais universitários e de ensino brasileiros. Com a inauguração deste novo núcleo, passará a ter 92 em operação no país.
“A inauguração dessa sala de videoconferência será muito importante para o Hospital de Messejana. Hoje o Hospital já funciona como Centro de referência em Cardiologia e Pneumologia para todo o Estado do Ceará, e a sala de videoconferência permitirá acesso para discussão de casos e treinamento a praticamente todos os municípios cearenses através do cinturão digital” revelou Filadelfo Rodrigues, Coordenador do Projeto RUTE no HM.
A cerimônia de inauguração está prevista para às 10h, no auditório B do Hospital de Messejana, com a presença do diretor-geral da Instituição, Ernani Ximenes e do coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas do HM, Dr. Filadelfo Rodrigues. O coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, participará por videoconferência, diretamente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os demais membros Rute também poderão participar da cerimônia por videoconferência.
A rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de tecnologias da informação para promover a Teleassistência, a Teleducação, a pesquisa colaborativa, gestão e avaliação.Entre outros objetivos, a Rute integra e conecta todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), além de permitir a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior. Atualmente, a Rute possui 57 Grupos de Interesse. Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde, com 600 sessões por ano de vídeo e web conferências.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL – Em 2012, a iniciativa recebeu a qualificação de melhor prática em telemedicina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL). Segundo o Coordenador Nacional da Rute, Luiz Ary Messina, o fomento a essas ações possibilita o desenvolvimento da educação e da pesquisa, além de facilitar e melhor qualificar a atenção à saúde no país.
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – Mtb CE01714JP
Contato: (85) 3101-4092