Transplante Cardíaco Infantil bate novo recorde em 2013

10 de janeiro de 2014 - 03:00

 

No foto, sorrisos que comemoram vidas renascidas! Essas são as crianças que em 2013 receberam a doação de um coração e foram transplantadas no Hospital de Messejana. Em 2013, nove procedimentos foram realizados, superando os sete transplantes cardíacos infantis realizados em 2012, maior média já registrada desde o início do serviço, em 2012. A equipe da Unidade de Pediatria comemora a conquista e a sobrevida de 100% dos pacientes transplantados. “O ano de 2013 foi muito bom! Além do aumento na quantidade de procedimentos, transplantamos pacientes muito graves e todos estão bem”, revelou a coordenadora da Unidade de Pediatria, Klébia Castelo Branco.

 

Atualmente, duas crianças aguardam na fila por um transplante cardíaco. “A nossa expectativa é que 2014 seja um ano de muitas doações. Esperamos que a conscientização e solidariedade perpetuem na população para que novas vidas sejam salva”, reforçou Dra. Klébia

 

Em 2013, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes se destacou como o segundo do Brasil em transplantes de coração, superado apenas pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Foram realizados 30 transplantes, sendo 9 em crianças e 21 em adultos.

 

 

Mais sobre o Transplante Cardíaco Infantil

 

O Hospital de Messejana destaca-se como o segundo centro do país na realização do transplante cardíaco infantil, posicionando-se logo após o Incor-SP. Além deste, o país conta ainda com o Incor Brasília e o Incor de Porto Alegre, este último com serviço criado recentemente.

 

No Ceará, o transplante cardíaco infantil teve início em 2002. Os pacientes contam com a atenção de uma equipe multiprofissional composta por 14 profissionais disponíveis em tempo integral para atendê-los, têm acesso a tratamento diferenciado com consultas semanais em ambulatório, acesso prioritário na Unidade de Pediatria e na realização de exames hemodinâmicos, laboratoriais e de imagem.

 

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana

Stella Magalhães – (85) 3101-4092