Movimento Doe de Coração encerra Semana Nacional de Doação de Órgãos no Hospital de Messejana
26 de setembro de 2013 - 03:00
No Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, 27 de setembro, às 16h, o Movimento Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz, em parceria com o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e a Central de Transplantes do Estado, realizará Mesa Redonda sobre Conscientização para a Doação. O debate acontecerá no auditório principal do Hospital de Messejana e contará com as participações da coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Barbosa, da representante da Universidade de Fortaleza, Sônia Leite, do cardiologista da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca do HM, Glauber Gean Filho, do coordenador da Unidade de Transplantes de Pulmão do HM, Antero Gomes Neto e com a participação de dois transplantados.
Este ano, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes completa 80 anos de história e destaca-se por ser referência no país nas áreas da cardiologia e pneumologia, oferecendo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tratamentos de ponta e procedimentos de alta complexidade, entre os quais estão os transplantes. O Hospital de Messejana é pioneiro nas regiões Norte e Nordeste na realização dos transplantes cardíaco infantil e de pulmão, e está entre as três instituições do Brasil que mais realizam transplantes cardíacos.
A Campanha Doe de Coração vem contribuindo para fomentar a conscientização pela doação voluntária de órgãos no estado do Ceará. Neste mês de setembro o número de procedimentos realizados aumentou consideravelmente no Hospital de Messejana. Após o início da campanha, quatro crianças e dois adultos foram submetidos ao transplante de coração e outros dois pacientes ao transplante de pulmão. Segundo a coordenadora do Serviço de Transplante Cardíaco Infantil, Klébia Castelo Branco, isso se deve as campanhas. “Há cinco meses o serviço de transplante cardíaco infantil estava completamente parado por conta da falta de doações. O último transplante realizado em criança foi em abril. Acreditamos que essa mudança foi possível graças às campanhas que estão sendo realizadas pelos meios de comunicação cearenses, que esclarecem para a sociedade a importância da doação”.
Ao longo de 2013, 24 transplantes foram realizados no Hospital de Messejana, sendo 13 cardíacos em adultos, 6 cardíacos em crianças e 5 transplantes de pulmão. A expectativa da equipe é que o número de doações aumente já que 13 pacientes aguardam a doação. Atualmente, 8 pacientes aguardam a doação de um coração e 5 estão na fila por um transplante de um pulmão “Acreditamos que com o apoio das campanhas de sensibilização para as doações de órgão, sempre realizadas em setembro, vamos mudar esse quadro”, disse o coordenador da Unidade João David de Souza Neto.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – (85) 3101-4092