Número de fumantes em Fortaleza cai 44%
30 de agosto de 2013 - 19:47
Nos últimos seis anos, de 2012 em relação a 2006, a população de fumantes brasileira acima de 18 anos foi reduzida em 20%, segundo a pesquisa Vigitel – Vigilância de fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito telefônico, do Ministério da Saúde, divulgada no último dia 28 de agosto. Em Fortaleza, a redução do número de fumantes foi ainda maior, de 44%, a segunda maior queda entre as capitais brasileiras, ficando atrás apenas de Belém, capital do Pará, onde a queda da população de fumantes foi de 47%.
A pesquisa mostrou a relação entre o hábito de fumar e à escolaridade. O hábito de fumar é maior entre pessoas com até oito anos de escolaridade, 16%, quase o dobro da frequência entre as pessoas com nível de escolaridade maior, acima de 12 anos de estudo, que é de 9%. A pesquisa Vigitel monitorou 45,4 mil adultos residentes em domicílios com telefones fixos em todas as capitais do país.
Onde fazer o tratamento
No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado oferece aos fumantes opções de tratamento e de abandono do vício pelo Sistema Único de Saúde. Ou seja, sem nenhum custo para os fumantes. Uma opção é no Centro de Saúde do Meireles. Lá, através do Programa de Controle do Tabagismo as pessoas são atendidas e acompanhadas por equipes multidisciplinares, formadas por médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas. Mais informações sobre o serviço no Centro de Saúde do Meireles, que fica na Avenida Antônio Justa, 3113, pelo telefone 3101440. A outra alternativa é no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede da Secretaria da Saúde do Estado. No HM, os pacientes também são atendidos por equipes multidisciplinares. São feitos exames para saber como está a saúde dos fumantes e o grau de dependência a nicotina, uma das substâncias existentes no cigarro. Mais informações pelo telefone 3101.4062.
Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara