29 de Agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo
29 de agosto de 2013 - 03:00
Nesta quinta-feira, 29, é comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, criado em 1986, através da Lei Federal 7.488, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população brasileira a respeito dos malefícios do tabagismo.
O Hospital de Messejana é referência no tratamento de fumantes e dispõe do Programa de Controle do Tabagismo, que há dez anos ajuda pessoas que querem vencer o vício pelo tabagismo. Nesta quinta-feira, 28, a partir de 13h30min, a Equipe do Programa estará atendendo os pacientes que buscaram apoio para parar de fumar. Cerca de 2.500 pacientes já foram atendidos pelo programa. Destes, 50% permanece sem fumar pelo menos um ano depois. A maioria dos pacientes que buscam apoio são mulheres, 65%. Geralmente, elas iniciam o tabagismo em torno dos 15 anos de idade, fumaram em média durante 33 anos e estão buscando qualidade de vida e longevidade com qualidade. O sucesso terapêutico é elevado, com taxa de abstinência tabágica de 48% em pelo menos 1 ano. Além da assistência médica, este programa, ao longo dos anos, ampliou suas ações para ensino e pesquisa clinica.
O tema da campanha deste ano é o Uso do “Narguilé”. “Este assunto é preocupante em virtude da iniciação precoce ao fumo e porque atualmente há uma busca de produtos mais atrativos e exóticos por parte dos nossos jovens”, revela a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo do Hospital de Messejana, Penha Uchoa. Dados de pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde e IBGE mostraram respectivamente que 20-45% dos jovens entre 13-15 anos já experimentaram cigarro e que 67% começaram a fumar diariamente antes de 18 anos de idade. Adolescentes fumantes por sua vez, possuem maior chance de se tronarem adultos fumantes e, consequentemente, maior é o risco de desenvolverem doença associada ao tabagismo, como por exemplo: Câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares crônicas com elevada chance de provocarem incapacidade física e mortalidade.
Mais informações sobre o Programa
Uma vez inscrito no Programa, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e terapia medicamentosa.
Serviço: Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana
Mais informações: 3101-4062
MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – Mtb CE01714JP
Contato: (85) 3101-4092