Em sessão solene, HM é homenageado na Assembleia Legislativa
13 de maio de 2013 - 03:00
Com sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, realizada no plenário da casa, no dia 10 de maio, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) foi homenageado pelos seus 80 anos. A sessão foi requerida pelos deputados Fernanda Pessoas, Lula Morais, Dr. Sarto e Fernando Hugo. O evento contou com a presença do Dr. Lineu Jucá, superintendente de apoio as Unidades da SESA, que na ocasião, representou o secretário da saúde do estado, Dr. Arruda Bastos, e de muitos servidores do Hospital. Alguns deles foram homenageados por terem colaborado com a construção da história da Instituição.
O diretor geral do HM, Ernani Ximenes, em seu discurso, reforçou a importância de todos os homenageados para o Hospital de Messejana, lembrou e ressaltou o nome do médico Memória Júnior, que dedicou anos de trabalho e empenho à Instituição e até hoje deixa saudades. “Nada disto seria possível se não fosse por vocês, que deixaram este alicerce plantado para que crescesse e desenvolvesse o que temos hoje. Vocês formaram o embrião desta casa e formaram nossos cardiologistas e pneumologistas, que estão hoje no mercado. Passaram para eles não só o conhecimento científico e experiência, mas todo um comportamento ético e de amor pelo Hospital de Messejana.”
Pelas oito décadas, a Instituição foi homenageada com uma placa entregue pelo Dep. Fernando Hugo aos diretores, Ernani Ximenes (direção geral), Filadélfia Passos (direção médica) e Ana Lúcia Nocrato (diretora técnica).

Foram homenageados ainda o ex-diretor Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (in memória), a assistente social, Zélia Saldanha, a enfermeira Eucléia Gomes, a fisioterapeuta Ma. Tereza Murano, os funcionários João Irineu da Silva e Luciano Simplício. Também foram reconhecidos os médicos pneumologistas Leopoldo Vasconcelos, Abelardo Aguiar, o cirurgião torácico e coordenado do Transplante de Pulmão, Antero Gomes Neto. E os cardiologistas Abdias Rolim, Ronaldo Mont´Alverne, Mariloena Godim, Célia Cirino, João David de Souza, Juan Mejia, e as pediatras Antônia Luiza Campelo e Klébia Castelo Branco.