Hospital de Messejana promove reencontro de paciente transplantada com os filhos
10 de abril de 2013 - 03:00
Esta semana, no dia 9 de abril, a equipe da Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaco do Hospital de Messejana comemorou de forma especial a recuperação da paciente Margarete Pinheiro da Silva, 27 anos, transplantada com sucesso, no dia 12 de março deste ano. A equipe organizou o reencontro dela com seus filhos, Pedro Lucas, de 9 meses, e Antônio Iago, de 9 anos. Foi com emoção e lágrimas que Margarete abraçou as duas crianças que não via há quatro meses.
O caso de Margarete surpreendeu a equipe de transplante. Após a segunda gravidez, ela adquiriu uma doença rara, uma miocardiopatia periparto. Chegou ao Hospital de Messejana em estado grave e imediatamente foi incluída da fila de espera por um transplante cardíaco. Como o órgão não aparecia, e o estado de saúde da paciente se agravava, a equipe se mobilizou e conseguiu, junto ao Governo do Estado, a aquisição de um contingente de 16 corações artificiais, dois foram destinados a Margaret. “A aquisição possibilitará a continuidade do Programa de Assistência Circulatória Mecânica, iniciado em 2008, que já permitiu que outros pacientes graves permanecessem vivos, até o aparecimento de um coração de um doador compatível”, ressaltou o coordenador cirúrgico da Unidade de Transplante Cardíaco do HM, Juan Mejia.
Margarete permanaceu em assistência circulatória mecânica (coração artificial) durante 43 dias, utilizando duas bombas centrífugas por levitação, uma para cada parte do coração, adquirida pelo Governo do Estado.
Após o transplante e os cuidados da equipe médica, Margarete poderá voltar a sua cidade, Solonópoles, totalmente recuperada e retomar a sua vida normalmente.
—
Stella Magalhães
Contato: (85) 9998-7464