Emergencistas Canadenses visitam Hospital de Messejana
8 de fevereiro de 2013 - 03:00
Na tarde desta quarta-feira, 6 de fevereiro, médicos emergencistas canadenses estiveram no Hospital de Messejana para conhecer a residência de Medicina de Emergência do Ceará, que atualmente está preparando dez especialistas. O grupo foi recebido na Unidade de Emergência do HM pelo coordenador do Programa de Residência de Emergência do Ceará, Frederico Arnaud, pelo coordenador Estadual de Emergência, Alex Mont Alverne, e pelo gerente clínico da Emergência do HM, Ricardo Lessa.
A equipe canadense, comandada pelo Dr. John Ross, diretor do programa de residência de emergência da Dalhousie University, de Halifax Canadá, trocou experiências e em vários aspectos comparou os dois programas. “Os colegas canadenses ficaram admirados com a similaridade entre os dois programas e impressionados com a demanda atendida em nossa Emergência, de cerca de 10 mil pacientes mês”, revelou Ricardo Lessa.
O grupo está visitando vários países, como Índia, Tanzânia e África do Sul, onde a Emergência é uma especialidade e já têm vários programas de residência. Os visitantes ficaram surpresos porque a Medicina de Emergência ainda não é uma especialidade no Brasil. “Abrirmos um canal de discussão e intercâmbio para preceptores e residentes em medicina de emergência, que, em breve, será uma especialidade em nosso País. Isso é irreversível. A cada dia, os médicos se conscientizam da necessidade dessa especialidade, porém as entidades médicas do nosso Brasil ainda respondem com o silêncio as angústias de nossos residentes”, pontuou Arnaud.